A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) está preocupada com a liberação do uso de máscaras em ambientes fechados, conforme governos estaduais determinaram na semana passada.
De acordo com a entidade, a medida pode ser prejudicial à saúde. Isso porque as agências bancárias não contam com ventilação natural, o que pode contribuir para o avanço da Covid-19 no País.
Segundo Mauro Salles, secretário de Saúde da Contraf-CUT, essa medida é irresponsável. “Manter o uso de máscara, especialmente em locais fechados, é essencial. Ambientes bancários não têm ventilação natural. É irresponsabilidade liberar o uso neste momento, principalmente sem qualquer embasamento científico”, afirma.
Já o cientista Miguel Nicolelis ressalta que remover as máscaras é atentar contra a saúde e o bem-estar de milhões de brasileiros. Ele diz: “Este é um vírus para não se ter nunca. Nem de forma assintomática, branda ou leve. Ele pode causar múltiplas complicações crônica graves, que reduzem a qualidade de vida para sempre e podem ser fatais”.
Para o cientista, o mundo vai ter que lidar por anos com milhões de pessoas sofrendo de consequências da pandemia. “Como ela não acabou, quanto mais pessoas se infectarem pelo descaso das autoridades, mais casos de Covid-19 crônica ocorrerão no futuro”, explica.
Liberação – Na última semana, os governos de SP, Rio, Distrito Federal, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre decidiram desafixar a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados. Em comunicado, a Contraf-CUT informa que “trata-se de uma tentativa de confundir a população sobre o fim da pandemia”.
MAIS – Acesse o site da Contraf-CUT.