Cresce o Rede pela Soberania e Democracia

0
152

Há poucos meses, começava a se formar em Brasília o Rede Pela Soberania. O coletivo, agora com cerca de 600 integrantes, nascia com o objetivo explícito de defender a soberania nacional e a democracia.

Seu idealizador e atual presidente, eleito em assembleia dia 31, é Sylvio Costa, jornalista com experiência nacional e internacional, criador do site Congresso em Foco, que ele dirigiu por mais de 20 anos.

Sylvio conta que a defesa da soberania ganhou força, principalmente, após as ameaças do governo Trump (dos Estados Unidos), com o tarifaço de 50% sobre as exportações brasileiras. O coletivo também busca se firmar como uma voz ativa pela defesa e fortalecimento da democracia.

Após sua passagem pelo Congresso em Foco (entidade várias vezes premiada, inclusive em Cannes), ele criou a “Banca do Sylvio”, um blog que agregava amigos para troca de informações e debate da política e outras questões nacionais. O coletivo Rede pela Soberania agrega essas duas experiências, mais com um caráter mais abrangente. “Somos amplos. Reunimos advogados, servidores púbicos, jornalistas, artistas, entidades, professores e dirigentes sindicais”, conta Sylvio.

O tarifaço e as seguidas ameaças à democracia levaram pessoas ligadas ao “Banca” a propor formas de reação e enfrentamento. Dia 22 de julho aconteceu a primeira reunião online, com 17 pessoas – que convergiam para a ideia da criação de uma “rede”. Ideia era criar uma coletiva, ensejando ações concretas pró-soberania e democracia.

Uma das primeiras ações foi publicar o Manifesto da Rede, que no dia 1º de agosto foi entregue ao ministro Luis Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal.

A partir daí, o Rede passou a realizar pequenos atos, até pra garantir que pessoas pudessem circular com camisetas contra a anistia, sem molestação. O Rede participou do ato no 7 de Setembro, chamando a população para Praça Zumbi dos Palmares (Brasília).

Nos grandes atos cívicos, dias 7 e 21 de setembro teve em Brasília, Belo Horizonte, Curitiba e outras cidades.

Bandeira – Silvyo Costa conta que o Rede Pela Soberania busca promover atos cívicos, sempre amplos, descontraídos, com apresentações musicais. O coletivo procura valorizar o verde-amarelo e a simbologia nacional. “Essas cores e símbolos pertencem a todo o povo brasileiro. Não são propriedade de setores políticos ou ideológicos”, ele observa.
Em rota ascendente, com adesão de 70 entidades diversas, o Rede Pela Soberania persistirá, segundo o presidente Sylvio Costa, “no trabalho permanente de defender a soberania e valorizar a democracia, inclusive orientando o uso adequado das redes sociais, devendo também atuar pela soberania digital.”

Assine o manifesto.

MAISInstagram do Rede pela Soberania. Sylvio Costa, telefone (61) 8428.9836