Nesta segunda (25), a CUT promove o Seminário Nacional Democracia, Direitos Humanos e Segurança na Ação Sindical. O evento vai até terça (26) e tem o objetivo de debater e traçar estratégias contra os ataques aos direitos humanos.
A abertura ocorre às 18 horas. O primeiro painel trará os desafios da classe trabalhadora na atual conjuntura. Segundo informa a Central, a intenção é analisar impactos dos ataques sobre a esquerda brasileira e ao movimento sindical que, desde 2016, têm se intensificado.
Um dos exemplos desses ataques, de acordo com a CUT, é o crescimento da repressão e monitoramento por parte dos mecanismos governamentais e ataques de grupos conservadores contra as forças progressistas que defendem os direitos humanos.
Para a secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos da Central, Jandyra Uehara, esse seminário é uma oportunidade de organização dos movimentos pra reforçar a luta.
“Desde 2016 o País vive aumento dos ataques aos direitos humanos, seja pela falta de recursos para políticas públicas de proteção social, recursos que o governo federal corta desde então, como pela ofensiva dos fascistas pra defender Bolsonaro”, afirma a dirigente.
Serviço – O evento da CUT tem apoio do Solidarity Center, da AFL-Cio, e ocorre na forma híbrida. Parte presencial na sede da entidade, em São Paulo, reservado às organizações sindicais e movimentos sociais. Será transmitido pelas redes sociais da Central.
MAIS – Acesse o site da CUT.