21.8 C
São Paulo
quarta-feira, 28/05/2025

Datena defende emprego do frentista

Data:

Compartilhe:

No comando do microfone da Rádio Bandeirantes (AM 840; FM 90,9), José Luiz Datena fez hoje (16) consistente defesa da profissão do frentista e dos empregos na categoria.

Ele comentou a emenda do deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) à Medida Provisória 1.063, que autoriza postos a implantar o autoatendimento. O deputado alveja lei de 2000, que obriga os postos a ter frentistas e proíbe o self-service.

Kataguiri, ao ser entrevistado no “Manhã Bandeirantes”, citou um tempo de transição, até cinco anos, pra realocar os trabalhadores afetados. Logo após, foi corrigido por Luiz Arraes, presidente da Fepospetro-SP: “Esse acordo não existe”.

Ironia – Datena lamentou que o deputado não soubesse quanto o salário impacta no preço do combustível. “Vai ficar o dono sozinho lá no posto”, disse. E mais: “Já não basta termos 16 milhões de desempregados e agora vamos mandar frentista embora”. Sobre realocação de trabalhadores, ironizou: “Vão realocar o frentista na rua, isso sim. O deputado deveria brigar pra reduzir imposto”.

Eusébio Neto, presidente da Federação Nacional – Fenepospetro – disse ao programa: “O frentista atende com qualidade e segurança. É treinado. Imagina uma pessoa, nas cidades violentas deste País, abastecer o carro em um posto, sozinha”. Perigo de acidente, incêndio e assalto, frisou.

Desemprego – Segundo as entidades pode haver demissão de 500 mil trabalhadores, se a emenda prosperar, empurrando os frentistas pra imensa legião de desempregados e desalentados no País.

MAIS – Sites das Federações – Fepospetro SP e Fenepospetro.

Conteúdo Relacionado

Metroviários de SP conquistam em dose dupla

Os metroviários de São Paulo comemoram dupla conquista neste mês de maio, data-base da categoria. Quarta, dia 21, os trabalhadores aprovaram o acordo coletivo...

Professores do Ensino Superior cogitam greve

Docentes do Ensino Superior do Estado de São Paulo, rede privada, rejeitaram contraproposta patronal e decidiram deflagrar greve, com início previsto para 2 de...

Comerciários participam do Dia do Desafio

Nesta quarta (28), o Sindicato dos Comerciários de São Paulo abre suas portas para o Dia do Desafio. Evento é coordenado pelo Sesc São...

Construção fecha acordo com ganhos reais

Negociação entre o Sindicato (Sintracon-SP) e o patronato conquistou aumento real acima do INPC, com reflexos em todas as formas de remuneração. O Vale-Alimentação subiu 8%. Convenção Coletiva entrou em vigor dia 1º de maio. O porcentual de reajuste salarial negociado foi de 6%.

CNTA cobra cumprimento de NR do setor frigorífico

A Norma Regulamentadora 36, que trata do trabalho em frigoríficos, completou 12 anos em abril. Contudo, muitas empresas seguem descumprindo regras do setor, o...