Dia histórico da nossa democracia – Chiquinho Pereira

0
25

A condenação à prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete réus pela trama de golpe de Estado e outros crimes contra a democracia brasileira é um momento histórico ímpar para o nosso País.

Os quatro ministros da Primeira Turma do STF que no dia 11 de setembro de 2025 condenaram estes golpistas merecem nosso total apoio. A democracia agradece!

Não podemos esquecer a nossa História. A ditadura imposta pelo golpe de 1964, que os condenados pelo STF enaltecem, foi uma das páginas mais cruéis e nefastas para a sociedade brasileira, arrochou os salários da classe trabalhadora, causando inclusive ao longo dos anos a redução dos pisos salariais de nossa categoria dos padeiros e confeiteiros.

A censura e o autoritarismo neste período foram muito violentos, com prisões, torturas, desaparecimentos e assassinatos de brasileiros e brasileiras.

Nosso Sindicato e membros da nossa categoria, vale destacar, também foram perseguidos e merecem ser lembrados sempre!

Lutamos muito contra a ditadura e pela redemocratização democrática do País e não aceitaremos retrocessos nem anistia a estes golpistas.

Atuamos diariamente pelo desenvolvimento da democracia e dos setores produtivos, reivindicamos melhores salários, mais empregos e uma vida digna para o nosso povo, ainda tão sofrido, tão perseguido nas periferias do País, tão distante das benesses que o sistema capitalista oferece somente para uma ínfima minoria.

O Sindicato dos Padeiros de São Paulo cumpre com muito afinco esta missão, de reduzir as desigualdades sociais e econômicas, na luta por Acordos Coletivos e pela Convenção Coletiva de Trabalho, que garantem direitos acima da legislação (CLT). E pela manutenção e ampliação das conquistas precisamos viver em plena democracia, com respeito às instituições, aos resultados das eleições e à soberania nacional.

O 11 de setembro de 2025 foi, enfim, um dia histórico. Parabéns aos 4 ministros do STF que condenaram os golpistas. Que tentativas e golpes contra a nossa democracia não ocorram nunca mais. Ditadura, nunca mais! Viva a democracia! Viva o Brasil!

Chiquinho Pereira. Presidente do Sindicato dos Padeiros de São Paulo e da Febrapan.