23.4 C
São Paulo
sexta-feira, 26/07/2024

Dia Mundial da Saúde será marcado por aplausos aos profissionais do setor

Data:

Compartilhe:

Nesta terça (7), o Dia Mundial da Saúde será marcado por homenagem aos profissionais da saúde, principalmente aqueles que atuam na linha de frente contra o coronavírus. O ato, em forma de aplausos, ocorrerá nas janelas das residências, às 20 horas.
Centrais e Sindicatos reforçam a convocação do movimento e denunciam os riscos impostos aos trabalhadores do setor, ante da falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e de testes para saber se contraíram a Covid-19.

Maria Aparecida de Deus, diretora do Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado de São Paulo (SindSaúde-SP), afirma à Agência Sindical que a situação é grave. “Milhares de trabalhadores que atuam com pacientes infectados colocam sua própria vida em risco diante da falta de equipamentos de proteção. E não temos como mensurar o número de infectados, pois mais de 10 mil resultados de testes estão atrasados”, ela conta. Já há inclusive casos confirmados de óbitos de profissionais da saúde.

À nossa reportagem, Gerson Salvador, diretor do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), informa que a entidade tem recebido uma avalanche de denúncias referentes à falta de EPIs tanto no setor privado quanto no sistema público.

O dirigente afirma que o Simesp tem notificado empregadores e o poder público. A entidade também estuda entrar com ação judicial e acionar o Ministério Público Estadual e a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. “Precisamos dar condições a esses profissionais que estão na linha de frente no combate à pandemia. Só assim poderemos cuidar melhor do conjunto da sociedade”, garante Gerson.

O Simesp e outras entidades que representam as categorias da saúde lançaram um manifesto em defesa dos trabalhadores e dos serviços essenciais. “Os passos tomados por cada país e seus governantes, seus acertos e seus erros, selarão o destino da sua população”, afirma o documento. (Clique aqui e leia a Nota)

SUS – O fortalecimento do Sistema Único de Saúde será outra bandeira do Dia Mundial da Saúde. “Neste momento, em que enfrentamos a pandemia do coronavírus, é essencial prestarmos homenagem aos profissionais da saúde e ao mesmo tempo refletirmos sobre a necessidade da universalização da saúde e de mais investimentos para o SUS”, propõe Elgiane Lago, secretária de Saúde do Trabalhador da CTB.

Investimentos – Para José Freire, secretário de Saúde do Trabalhador da CUT-SP, “a pandemia causada pelo coronavírus mostra o quanto o investimento na Saúde, por meio do SUS, é fundamental no desenvolvimento do País”.

Dados – A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou dia 2 de abril que no mundo foram confirmados 896.450 casos de Covid-19 e 45.526 mortes. No Brasil há 7.910 casos e 299 mortes.

Conteúdo Relacionado

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em setembro e outubro

Cerca de 4,24 milhões de trabalhadores com carteira assinada nascidos em setembro e outubro podem sacar, a partir desta segunda-feira (15), o valor do...

Empresas do Setor Químico tem até dia 31 para pagar PLR

Por força de Convenção Coletiva da categoria, empresa que opta pelo pagamento único da PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) tem até 31 de...

SindForte cobra negociação

O segmento do transporte de valores no Estado de São Paulo está em campanha salarial. A pauta de reivindicações foi eleita após ampla participação...

Sequência de aumentos reais prossegue

Mantém-se alta a tendência de aumentos reais de salário nas negociações coletivas. Os dados vêm do Dieese por meio do Boletim “De Olho nas...

Greve vitoriosa aumenta salário para frentistas de Goiás

Vitória para os frentistas de Goiás. Após 15 dias de greve, com ampla participação da categoria, o Sinpospetro-GO assinou a Convenção Coletiva de 2024....