21.7 C
São Paulo
quarta-feira, 28/05/2025

Diap e as prioridades dos trabalhadores para 2024

Data:

Compartilhe:

O Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) divulgou na quarta, 22, estudo que aponta as principais prioridades da classe trabalhadora brasileira para 2024.

Intitulado “Pauta da Classe Trabalhadora: Prioridades para 2024”, o documento, em sua terceira edição, foi lançado durante a Plenária Unitária das Centrais, em Brasília.

Elaborado com base em pesquisas, análises de conjuntura e debates com entidades sindicais e movimentos sociais, a publicação elenca entre os principais itens prioritários o combate à fome, a ampliação de direitos e a valorização do trabalho.

O estudo destaca que a luta por um Brasil mais justo e igualitário exige união da classe trabalhadora, que deve se mobilizar e cobrar de governos e empresas medidas concretas para atender às suas prioridades.

Avanços – Para o presidente do Diap, Neuriberg Dias, o documento reflete o consenso das centrais sindicais e é estratégico para direcionar as lutas dos trabalhadores. Ele argumenta: “Houve resultados positivos nos últimos anos, com algumas das demandas trabalhistas sendo transformadas em lei”.

Segundo Neuriberg, estão entre essas conquistas a volta de políticas sociais e de valorização do salário mínimo, a correção da tabela do Imposto de Renda e a política de igualdade de gêneros.

MAIS – Site do Diap ou acesse o documento no link do PDF.

Conteúdo Relacionado

Metroviários de SP comemoram acordo e sede

Os metroviários de São Paulo comemoram dupla conquista neste mês de maio, data-base da categoria. Quarta, dia 21, os trabalhadores aprovaram o acordo coletivo...

Professores do Ensino Superior cogitam greve

Docentes do Ensino Superior do Estado de São Paulo, rede privada, rejeitaram contraproposta patronal e decidiram deflagrar greve, com início previsto para 2 de...

Comerciários participam do Dia do Desafio

Nesta quarta (28), o Sindicato dos Comerciários de São Paulo abre suas portas para o Dia do Desafio. Evento é coordenado pelo Sesc São...

Construção fecha acordo com ganhos reais

Negociação entre o Sindicato (Sintracon-SP) e o patronato conquistou aumento real acima do INPC, com reflexos em todas as formas de remuneração. O Vale-Alimentação subiu 8%. Convenção Coletiva entrou em vigor dia 1º de maio. O porcentual de reajuste salarial negociado foi de 6%.

CNTA cobra cumprimento de NR do setor frigorífico

A Norma Regulamentadora 36, que trata do trabalho em frigoríficos, completou 12 anos em abril. Contudo, muitas empresas seguem descumprindo regras do setor, o...