Nesta quinta (28), a partir das 10 horas, o Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) lançará as Agendas do movimento sindical, no Fórum Social Mundial Justiça e Democracia, em Porto Alegre (RS).
O evento começou terça (26) e vai até sábado (30). Serão três documentos apresentados. O primeiro é a Pauta Unitária da Classe Trabalhadora, aprovada pelas Centrais Sindicais durante a Conclat 2022, em 7 de abril. Nela, constam 63 propostas a ser levadas aos candidatos nas eleições gerais deste ano.
A segunda é a Agenda Legislativa das Centrais. Consiste num conjunto de proposições em tramitação na Câmara e no Senado, de interesse ao sindicalismo. Ela foi lançada no Congresso, em jornada que consistiu em dois dias de trabalhos dos dirigentes, entre 11 e 12 de abril.
Já a terceira é a Agenda Jurídica. Esse material organiza os temas relevantes em matéria de direito social do trabalho e que já estão submetidos ao Supremo Tribunal Federal, nas diversas modalidades de ação (ADC, ADI, ADPF, RE), com ou sem data para julgamento, de modo a acompanhar a tramitação, interagindo na perspectiva de efetivação, concretização, afirmação e ampliação dos direitos dos trabalhadores.
Fórum – O Fórum Social Mundial Justiça e Democracia é um movimento de resistência, de denúncia, de criação e de luta para a transformação do sistema de justiça, assim como de consolidação de instituições envolvidas e comprometidas com os valores da democracia, da dignidade e da justiça social.
MAIS – Acesse o site do Diap.