O Diesat (Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho) promove neste mês o curso de formação de agentes para atuação do controle social em saúde do trabalhador.
A ideia é abordar o conceito, a técnica operativa e o papel do controle social.
Os conteúdos abordados neste curso trarão realidades e potencialidades dos grupos de participantes, bem como a consolidação de bases e identificação de lideranças a ser instrumentalizadas como agentes multiplicadores.
Segundo Eduardo Bonfim, coordenador-técnico do Diesat, essa iniciativa possibilitará a transformação e a qualificação voltada à saúde da classe trabalhadora.
“Esse projeto tem por objetivo ações formativas que subsidiem, aprimorem e qualifiquem a atuação do Controle Social em práticas de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, com ênfase nas ações de promoção e vigilâncias em saúde a partir do que preconiza a PNSTT (Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora) e a PNVS (Política Nacional de Vigilância em Saúde)”, explica Eduardo.
O método utilizado no curso será o de aprendizagem de sala invertida, que consiste em um processo expositivo partindo da dimensão grupal para a individual.
A formação ainda dá aos trabalhadores a possibilidade de qualificar a atenção à saúde, as práticas de educação em saúde e incentivar a organização das ações e dos serviços, numa perspectiva transversal, intersetorial e interinstitucional.
Inscrição – Para se inscrever, clique aqui.
MAIS – Acesse o site do Diesat.