Neste mês, os metalúrgicos participarão de dois processos eleitorais. Dia 27, acontecerá o segundo turno da eleição municipal. Nos dias 30 e 31, eleições em nosso Sindicato.
O segundo turno ocorrerá conforme a legislação e as normas do Tribunal Regional Eleitoral. As eleições sindicais também seguem legislação específica, assim como o Estatuto do Sindicato.
No Município, concorrem Lucas Sanches e Elói Pietá. O vereador Sanches sai pelo PL – que arrochou o salário mínimo e fez a Reforma da Previdência, prejudicando os trabalhadores. Já Elói agrega uma frente ampla progressista e tem apoio praticamente de todos os sindicalistas da cidade.
O sindicalismo se uniu a Pietá porque ele governou a cidade duas vezes, fez muitas obras, construiu escolas, investiu em cultura, pavimentou muitos bairros e melhorou a qualidade de vida do povo. Terminou o governo com 83% de aprovação.
O cidadão é livre e vota em quem quiser. Só acho que não deve votar em gente sem compromissos com o social e políticas públicas, em gente patrocinada por políticos de fora da cidade e ligada a partidos que, no Congresso Nacional, votam sempre contra nossos direitos e a favor dos ricos.
Aqui em Guarulhos tem uma questão urgente, que é retomar a vocação industrial da cidade. Uma iniciativa muito promissora era o Parque Tecnológico, que está abandonado e sob risco de perder a imensa gleba pro governo do Estado.
É bom que o comércio e os serviços cresçam em Guarulhos. Mas é errado desviar a cidade de nossa vocação industrial. Todo país desenvolvido tem forte base industrial. E toda cidade progressista precisa fortalecer a indústria, que gera os melhores empregos, estimula o avanço tecnológico e paga os maiores salários.
Muitos eleitores vão na onda das redes sociais. Nada contra as redes. Mas é preciso conhecer propostas administrativas, comparar biografias, levando em conta posturas políticas, morais e éticas de cada candidato.
Pense, reflita, compare e vote conforme a sua consciência.
Chapa 1 – Dias 30 e 31 de outubro, os eleitores metalúrgicos irão às urnas escolher a direção sindical. Participará a Chapa do Sindicato e da unidade metalúrgica. O programa da Chapa se apoia no que fez a Diretoria Metalúrgicos em Ação e no que fará num próximo mandato.
Sou presidente atual do Sindicato e integro a Chapa 1, com mais 23 membros – homens e mulheres de diversas fábricas, de funções diferentes no setor metalúrgico, unidos por emprego, renda, direitos, PLR e benefícios, incluindo um consultório odontológico na sede do Sindicato.
Repito: haverá duas eleições em outubro e ambas são importantes. Não deixe de participar e votar.
Josinaldo José de Barros (Cabeça), Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região. Diretoria Metalúrgicos em Ação.