18.9 C
São Paulo
sexta-feira, 8/11/2024

Dupla lição para os políticos – Vargas Netto

Data:

Compartilhe:

Aqui no Brasil o bom senso das direções sindicais corrigiu, muitas vezes, o sectarismo, o voluntarismo e a passividade das direções partidárias de esquerda.

Isto ocorreu na história do Partidão (mesmo na clandestinidade) e aconteceu também na história do PT.

Atribuo isto à relação mais próxima e permanente da direção sindical com a base dos trabalhadores e os ativistas sindicais.

online pharmacy buy neurontin no prescription pharmacy

Nos partidos políticos os dirigentes e os candidatos aproximam-se do povo nos momentos eleitorais e dele se afastam passadas as eleições; ocupam-se de outras tarefas e, até mesmo o sucesso eleitoral os distancia dele.

Na vida sindical a eleição é apenas um dos acontecimentos e tem o mesmo peso de uma greve, de uma assembleia, de uma campanha salarial vitoriosa.

A própria burocracia sindical (tão forte quanto à partidária) é obrigada a uma proximidade alheia à do partido: atende com seus serviços às necessidades dos filiados – jurídicas, médicas, esportivas, familiares e culturais.

Estas considerações me levam a apelar às atuais direções partidárias de esquerda que prestem atenção ao que quer e ao que propõe o movimento sindical dos trabalhadores brasileiros.

Desde o início da pandemia e mesmo antes, o movimento sindical agredido fortemente pela onda neoliberal e pelo bolsonarismo unificou-se na resistência em defesa dos direitos dos trabalhadores e propôs a VIA – Vacina, Isolamento e Auxílio – como caminho de superação da crise e garantia de relevância do sindicato.

As necessidades dos trabalhadores, acrescidas do empenho pela solidariedade social, têm sido o norte da ação sindical unitária.

online pharmacy buy ventolin no prescription pharmacy

As formas de luta foram as mais diversificadas, desde as greves, as assembleias presenciais e as viagens a Brasília até os grandes atos virtuais, como as comemorações do 1º de Maio.

A dupla lição de unidade e de apoio na base deveria ecoar como exemplo efetivo da ação sindical e ser seguido pelos dirigentes político-partidários.

online pharmacy buy fluoxetine no prescription pharmacy

João Guilherme Vargas Netto – Consultor sindical e membro do Diap.

Clique aqui e leia mais opiniões

João Guilherme
João Guilherme
Consultor sindical e membro do Diap. E-mail joguvane@uol.co.br

Conteúdo Relacionado

Conspiração contra o desenvolvimento nacional e o povo brasileiro – Adilson Araújo

O crescimento da economia, do emprego e do bem estar social, corresponde aos interesses maiores da nação e do povo brasileiro.Mas, há forças poderosas,...

Defender os direitos dos trabalhadores é papel da esquerda – Carolina Maria Ruy

O povo quer 1 bom trabalho. Quer 1 trabalho realizador, com salário que permita consumir além do básico, e seguro do ponto de vista...

Decisão Irracional – Miguel Torres

Os membros do Copom (Comitê de Política Monetária) decidiram, nesta quarta-feira, 6/11, pelo aumento de 0,5% da Taxa Selic. Infelizmente, o Copom insiste no...

A trajetória do ministro Dias Toffoli e seus 15 anos de STF – Antônio Augusto de Queiroz

Em outubro de 2024, o ministro José Antônio Dias Toffoli celebrou 15 anos de atuação no STF (Supremo Tribunal Federal), década e meia de...

Salário, saúde, beleza – Josinaldo Cabeça

Convido todos metalúrgicos e metalúrgicas da nossa base pra assembleia de campanha salarial. Nesta sexta-feira, dia 8, na sede do Sindicato, a partir das...