Durante o 6º Congresso da Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), os representantes de Sindicatos e Federações filiados elegeram a nova direção da entidade, aprovaram alterações estatutárias e definiram o plano de lutas da próxima gestão.

Ao todo, foram três dias de Congresso. “Debatemos temas importantes, que podem nos ajudar a reconstruir o Brasil que a gente quer. Nosso plano de lutas para a próxima gestão reflete estes debates”, disse a presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira.

A presidenta do Sindicato dos Bancários de SP, Ivone Silva, que assume o cargo de diretora executiva da Confederação, destacou os desafios de 2022. Ela disse: “É um ano de muita mobilização de todas as categorias, de toda a sociedade, um momento de esperança, de recomeços. A nova gestão da Contraf-CUT, que orgulhosamente possui 43% de mulheres na sua executiva, estará presente e firme nesta luta”.

Comitês – Uma das ações aprovadas foi a criação de comitês de organização e luta de bancários em todo o Brasil. Os brigadistas ajudarão a difundir as informações para as bases e as propostas de interesses dos trabalhadores, como a defesa dos bancos públicos e do sistema financeiro com funções de desenvolvimento econômico e social do país.

Campanha – Juvandia lembrou que neste ano serão realizadas mesas de negociações para a renovação das Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs), tanto dos bancários quanto dos financiários. “Mais uma vez teremos duras batalhas nas negociações. Teremos que lutar pela manutenção dos nossos direitos e para avançar em novas conquistas”, completa a presidenta da Contraf-CUT.

MAIS – Acesse o site da Contraf-CUT. Clique aqui para ver a composição da nova diretoria.