Estão abertas as inscrições para o Encontro Regional de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência e Aplicabilidade da Lei de Cotas. Podem ser feitas até 25 de julho, por este link. Evento ocorre em 6 de agosto, na sede da OAB-Osasco.
Organização é da Gerência Regional do Trabalho e Emprego, com apoio dos Metalúrgicos locais, do Espaço da Cidadania e de outras entidades. Encontro visa estimular diálogo sobre o direito ao trabalho de PCDs e garantir a implementação da Lei de Cotas (8.213/91).
Expectativa é que todas as 200 vagas sejam preenchidas. Serão três mesas, com os temas: importância de trabalhar em ambiente inclusivo, fiscalização da Lei de Cotas e boas práticas empresariais para a inclusão.
Carlos Clemente, que representa os Metalúrgicos e o Espaço da Cidadania, é um dos organizadores. Ele conta que há 17 mil vagas asseguradas pela Lei de Cotas que não estão preenchidas em empresas de Osasco e região. “Este dado precisa ser alterado urgentemente. Não há mais desculpas para que esses empregadores não respeitem a Lei, que completa 34 anos em julho”.
Categorias – Clemente coordena pesquisa anual sobre o tema entre os Metalúrgicos locais. Em 2024, 97,7% das vagas estabelecidas pela Lei de Cotas foram preenchidas. Objetivo, agora, é difundir boas práticas para outras categorias. Ele diz: “A metalurgia tem melhorado ano a ano a inclusão de PCDs. Com o Encontro, queremos que essas boas práticas cheguem aos demais ramos de atividade”.
MAIS – Site e telefone (11 3651.7200) do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região. Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Estado de São Paulo: (11) 2113.2760. Espaço da Cidadania – ecidadania@ecidadania.org.br