19.2 C
São Paulo
quarta-feira, 29/05/2024

Engenheiros de SP abrem negociações coletivas

Data:

Compartilhe:

O Sindicato dos Engenheiros no Estado de SP (Seesp) realizou dia 27 de abril o 22º Seminário das Campanhas Salariais 2023. A iniciativa, que abre o ciclo de negociações coletivas, indicou perspectivas a partir do fortalecimento do diálogo.

Além de representantes de entidades patronais, palestraram em suas áreas o consultor Sindical João Guilherme Vargas Netto; o economista Antônio Corrêa de Lacerda; e o coordenador da Agência Sindical, o jornalista João Franzin.

Murilo Pinheiro, presidente do Seesp, reforçou a relevância do diálogo para avançar nas negociações coletivas. “Negociamos com várias empresas do Estado de São Paulo. Temos 66 mil associados, 350 mil representados, 450 diretores e em torno de 100 negociadores. Aproximadamente 100 mil profissionais são beneficiados com acordos e convenções coletivas alcançados pelo sindicato”, afirmou.

Consultor Sindical e cientista política, João Guilherme Vargas Netto exaltou a relevância do seminário. Na sua visão, a marca do encontro deste ano é a convivência como “uma ideia nova no Brasil”, pautada na valorização e possibilidade do diálogo.

O economista Antônio Corrêa de Lacerda, consultor do “Cresce Brasil”, destacou: “Acredito nos sindicatos, nos conselhos profissionais, nas entidades representativas da sociedade. Exercem papel crucial”.

Esperança – O jornalista João Franzin agregou outro elemento às campanhas salariais deste ano: a esperança. Ele apresentou dados do Dieese acerca do ambiente favorável às negociações coletivas. “É uma mudança efetiva na vida de milhões de brasileiros”, comemorou. Além disso, informou que há resultados positivos, por exemplo, no incremento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

Patronal – Representantes de empresas e entidades patronais sinalizaram a abertura ao diálogo. Participaram representantes da Embraer, CET, Telefônica, Sabesp, Fiesp, CPTM, SPTrans, entre outras.

Ao encerrar o evento, Murilo enfatizou: “Contem conosco. Vamos fazer deste um estado cada vez mais justo e um país melhor, com mais oportunidades. Isso depende de negociações, conversa e, sem dúvida, vontade”.

MAIS – Acesse o site dos Engenheiros. Assista ao Seminário na íntegra.

Conteúdo Relacionado

Brinks Limão elege nova Cipa

Dia 22, ocorreu nova eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) na Brinks Limão, em São Paulo.Acompanharam as votações, das 5 da...

Clube e Colônia dos Metalúrgicos ficarão abertos no feriado

O feriado prolongado, de quinta a domingo, estimula o lazer das famílias e a prática de esportes. Portanto pra quem vai emendar o feriado...

Sindicalista Magri faz mudança audaciosa

Entre meados dos anos 70 e durante a década de 80, ele foi um dos principais dirigentes brasileiros. Do alto do seu porte, forjado...

Frentistas do Paraná fecham Convenção

Em negociação conjunta, os Sindicatos de Trabalhadores de Posto de Combustíveis e Lojas de Conveniência de Cascavel, Ponta Grossa, Londrina, Curitiba e Maringá fecharam,...

Conheça a nova Pauta Sindical

Dia 22, a plenária das Centrais Sindicais atualizou a Pauta Unificada da Classe Trabalhadora aprovada em abril de 2022, com 63 itens. O documento...