A reindustrialização brasileira vai ser debatida segunda (29) na sede do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo. Seminário terá presença de Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
O Seminário “Nova Indústria Brasil e os caminhos da engenharia nacional” é organizado pela Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), presidida por Murilo Pinheiro, que é engenheiro do setor elétrico. Ele também preside o Sindicato da categoria no Estado de SP.
A Agência Sindical ouviu Murilo, na quinta (25). Ele havia acabado de chegar de Brasília, onde fez contatos com Ministérios e técnicos do governo federal.
Série – De acordo com Murilo, “o Seminário desta segunda integra uma série que a Federação Nacional dos Engenheiros promove, abrangendo vários temas ligados à Engenharia”. Os eventos são em formato híbrido, com a participação da categoria e das seccionais do Seesp no Estado.
Os temas tratados são sempre do interesse da categoria ou da sociedade. A série já debateu Educação e formação de Engenheiros; Telecomunicações e necessidade da melhoria nas redes; entre outros.
Após o evento sobre o Nova Indústria Brasil (NIB), a Federação promoverá Seminário relacionado ao novo avião de Embraer (o Eve-100), que decola e pousa verticalmente. Aeronave deve chegar ao mercado entre 2026 e 2027. A Embraer é grande empregadora de Engenheiros.
Quanto ao Seminário do dia 29, o presidente Murilo Pinheiro adianta: “Vamos fazer um Balanço do Nova Indústria Brasil, cujo eixo principal é a reindustrialização nacional”. Para o dirigente classista, o NIB é do interesse da Engenharia brasileira e tem peso também enquanto mercado de trabalho.
Resultados – Segundo o presidente da FNE, “os resultados dos debates, assim como as propostas surgidas, estão sendo divulgadas entre a Engenharia”. No começo do ano que vem, será publicada uma nova edição do “Cresce Brasil”, contendo a síntese das resoluções e propostas de todos esses seminários.
Esse caderno tem sido referência para a categoria e a Engenharia nacional, em termos de propostas e encaminhamentos. O material é distribuído pela FNE entre a categoria profissional, empresas do setor, órgãos de classe e também é entregue para ministérios e áreas do governo ligadas à produção e ao desenvolvimento tecnológico, educacional e profissional do País.
Murilo conclui: “Os debates giram em torno de vários temas, sempre com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento nacional”.
Local – Auditório do Sindicato. Rua Genebra, 25, Bela Vista, SP, (ao lado da Câmara Municipal). Telefones e contatos: E-mail: secretaria@fne.org.br – (61) 3225.2288; WhastApp: (61) 9986.0847
Programa – Serão quatro painéis, apresentados por especialistas dos setores de tecnologia, como Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), CNI (Confederação Nacional da Indústria), Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e InovaUSP.




