Nesta terça (22), a partir das 19 horas, professores e funcionários das escolas e instituições metodistas de todo o País realizam do Dia do Basta! A ação inclui ato virtual e paralisação das atividades pela defesa da dignidade e dos direitos dos trabalhadores da Rede.
O mobilização é convocada pelos Sindicatos de Professores (Sinpro) do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro em protesto aos constantes atrasos salariais, descumprimento de direitos e desmonte da estrutura das instituições.
O objetivo é chamar a atenção da sociedade para os constantes descumprimentos de direitos trabalhistas por parte das escolas do grupo em todo o Brasil, que ocorrem há anos.
Ato – O protesto virtual será transmitido a partir das 19 horas pelas redes sociais da entidades. Sindicalistas, professores, funcionários e estudantes darão seus relatos sobre as situações vividas em suas instituições no País. A Agência Sindical também fará a transmissão pelo Facebook. Clique aqui e assista.
Os trabalhadores denunciam atrasos nos pagamentos de salários, de décimo terceiro salário, de férias, bem como de redução unilateral de 50% dos salários de educadores e outros funcionários. O movimento conta com apoio de estudantes e pais.
Celso Napolitano, presidente da Federação dos Professores do Estado de SP (Fepesp) vai abrir o ato virtual. “É um clamor contra a postura da Rede metodista que desrespeita seus profissionais. Há anos denunciamos e ingressamos com ações judiciais, obtendo vitória. Mas nem a determinação da Justiça eles cumprem. É um desrespeito”, afirma.
De acordo com o coletivo de entidades sindicais, a ideia é que o Dia do Basta resulte em ações efetivas para o futuro.
Mais – Acesse o site da Fepesp.
Ao vivo – Clique aqui e assista a partir das 19 horas, pelo Facebook da Agência Sindical.