Na última sexta (15), no Clube do Lago do Sindicato dos Servidores Municipais de São José do Rio Preto, entidades sindicais e populares lançaram o Comitê de Luta local. O objetivo é ampliar o diálogo com a população sobre problemas enfrentados pelos brasileiros, como a economia, emprego, saúde e fome, além de apontar caminhos de luta e desenvolver ações de solidariedade.

Dentre as entidades que participaram desse lançamento, estão as Centrais CUT, UGT, Sindicatos de diversas categorias e representantes do MST, MNU e partidos políticos. Segundo Daniel Calazans, secretário-geral da Regional paulista da CUT, os Comitês de Luta são indispensáveis. “Precisamos dialogar sobre o projeto de reconstrução do Brasil, que passa por nossas mãos”, afirma.

O coordenador da subsede da CUT-SP em São José do Rio Preto, Amarildo Pessoa de Araújo, destaca que o Comitê de Luta estará em sintonia com as discussões de âmbito nacional, sem deixar de lado as necessidades locais.

“Vamos fortalecer as lutas regionais e ampliar as ações em defesa dos direitos e da democracia”, ressalta Amarildo. “Lançamos o Comitê Regional de Luta, que é muito importante pra nós e é uma forma de organizar os outros Comitês no que a gente puder contribuir”, conclui o dirigente.

Povo – Durante o lançamento, os participantes do evento também assistiram ao documentário “O povo pode?”, com direção de Max Alvim. O longa retrata a história de quatro nordestinos que tiveram as vidas transformadas no período em que Lula foi presidente do Brasil.

MAIS – Acesse o portal da CUT-SP.