15.4 C
São Paulo
domingo, 25/05/2025

Entidades preparam grande 28 de Abril na Praça Vladimir Herzog

Data:

Compartilhe:

O 28 de abril deste ano será diferente. Sindicatos, Centrais, Diesat, Dieese, profissionais de saúde e entidades populares (cerca de 35) somam forças pra realizar um grande evento na Praça Vladimir Herzog, Centro de São Paulo.

A data foi instituída pela OIT como o “Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho”.

Nos últimos anos, a data era marcada por ações individuais de Sindicatos ou categorias. A realização unitária pode significar a retomada dessa bandeira pelo sindicalismo, de forma unitária.

Otimismo – A dirigente comerciária e da UGT nacional, Cleonice Caetano (Cleo), vê possibilidade de um grande evento. Ela saúda o apoio da Fundacentro e da Superintendência do Trabalho (antiga DRT). A dirigente também coordena o Fórum Nacional das Centrais Sindicais da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, no âmbito do Fórum das Centrais.

Além de cards, cartazes e outros materiais, os organizadores pensam numa manifestação (cujo nome é Ato e Canto Pela Vida) que tenha o antes, o durante e o depois. Para tanto, dia 28 será lançada Carta Aberta, que colherá adesões.

O estresse da vida atual acrescentou transtornos mentais ao rol de acidentes e doenças mais comuns nos ambientes de trabalho. Cléo, que tem formação também em Assistência Social, comenta: “Cresceu demais a incidência de doenças mentais, como depressão, por exemplo”.

Segundo a dirigente, Ministérios do Trabalho e Emprego, da Saúde, da Previdência e das Mulheres, além de autoridades em geral estão sendo convidados.

ATO E CANTO PELA VIDA – DIA 28/4

11 HORAS – Encontro e reencontro dos participantes, familiares e entidades.
12 HORAS – CANTO, com Paulinho Timor trazendo o Samba do Trabalhador.
13 HORAS – ATO em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças relacionadas ao trabalho.

Simultaneamente – Almoço no sistema “QUEM PODE PAGA, QUEM NÃO PODE COME”. E obra coletiva com a marca das mãos dos participantes.

Local: Praça Vladimir Herzog. Rua Santo Antônio, 33, ao lado da Câmara, perto do Metrô Anhangabaú.

Participação – O Espaço da Cidadania já recebe inscrições no e-mail ecidadania@ecidadania.org.br – Quem se inscrever com antecedência reberá  a programação com mais detalhes.

Conteúdo Relacionado

Explosão de GNV mostra alto risco em postos

Terça, dia 20, um veículo explodiu e o posto ficou destruído enquanto era abastecido com GNV - Gás Natural Veicular, tem Nova Iguaçu (Rio)....

Anistiado, Juruna ressalta valor da democracia

O metalúrgico João Carlos Gonçalves (Juruna) foi reconhecido pelo Estado como perseguido político e, desde 21 deste mês, integra a lista dos anistiados brasileiros....

Professores combatem assédio no trabalho

O Sindicato dos Professores de São Paulo (SinproSP) lançará na segunda, 26, a Cartilha “Assédio moral e sexual no trabalho: Conhecer para combater”. Material...

Acidente fatal leva Pablo Marçal à condenação

A Justiça do Trabalho condenou o empresário Pablo Marçal, ex-candidato à Prefeitura de SP, pelo acidente em seu estúdio (em Alphaville, Barueri) que levou...

Abril tem menos ganhos salariais reais

Pode ser esporádico, mas pode indicar uma tendência. O fato é que tem crescido o número de negociações coletivas com reajustes salariais abaixo da...