Estou otimista – Josinaldo José de Barros

0
118

A dureza da vida cotidiana tende a nos tornar pessimistas. E daí, pra reclamarmos de tudo, é um pequeno passo.
Mas eu sou otimista por natureza. E tenho olhado para o nosso Brasil com otimismo crescente.

Será que estou certo? Vejamos:

Democracia – Depois do vandalismo do 8 de janeiro, as forças democráticas se reagruparam. E a ordem democrática derrotou o golpismo.

PIB – O site do Dieese informa que nosso Produto Interno Bruto cresceu 0,9% no segundo trimestre, comparado ao primeiro trimestre do ano. No acumulado do 1º semestre, a alta chegou a 3,7%, em relação ao mesmo período de 2022. Os dados são do IBGE.

Mínimo – O sindicalismo conseguiu junto a Lula a volta da política de recuperação contínua para o salário mínimo. Ou seja, aumentos acima do INPC. Tal medida beneficia cerca de 50 milhões de brasileiros.

PLR – Nosso Sindicato tem firmado mais acordos de Participação nos Lucros e/ou Resultados nas empresas. Em valores crescentes. Na Usiminas, tivemos que ir à greve. Mas, ao final, prevaleceu o entendimento, com ganhos reais para os trabalhadores.

ONU – As direções sindicais brasileiras acompanharam Lula a Nova Iorque, com dupla missão: 1) Participar do histórico pronunciamento do Presidente na Abertura da 78ª Assembleia Geral; 2) Dialogar com os metalúrgicos em greve nos EUA e levar nosso apoio.

Supremo – O STF deliberou que é constitucional a contribuição assistencial, nas negociações e acordos coletivos – que favoreçam os trabalhadores. Tudo isso aprovado em assembleia. A decisão derruba a brutal injustiça cometida por Michel Temer com a Reforma Trabalhista de 2017.

Prêmio – Dia 14 de setembro, o Sindicato recebeu da Prefeitura o Prêmio Selo Ambiental, 17ª edição. Em reconhecimento ao nosso investimento maciço em energia solar. Ou seja, energia que não polui.

Obras – Com austeridade administrativa, temos conseguido tocar obras e melhorias. Por exemplo: aparelhos de ar-condicionado nos 38 apartamentos da Colônia de Férias em Caraguá. Modernização da rede elétrica e da internet em nossa sede, Clube de Campo e Colônia de Férias.

Casa cheia – Dia 15, a categoria lotou a sede, na maior assembleia de campanha salarial dos últimos anos. Os metalúrgicos reivindicam: aumento real e ampliação de direitos. Nossa data-base é 1º de novembro.

Lazer – Clube, Pesqueiro e Colônia têm tido visitação máxima. Dia 12 de outubro, realizaremos no Clube de Campo a Festa da Criança.

Esporte – Dia 1º, acontece a 11ª rodada do Campeonato de Futsal em nosso ginásio poliesportivo. O esporte agrega pessoas e faz bem à saúde.

Sindicalização – Número de sindicalizados cresce.

Aposentadorias – Nosso Jurídico retoma a assistência previdenciária, especialmente aos que estão em tempos de se aposentar.

Trabalhar cansa, mas o fruto do trabalho é sagrado. Não temos tempo para o pessimismo. Vamos em frente!

Josinaldo José de Barros (Cabeça)
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região.
Diretoria Metalúrgicos em Ação

Email – josinaldo@metalurgico.org.br
Site – www.metalurgico.org.br
Facebook: /cabecametalurgico
Clique aqui e leia mais opiniões