Quarta (30), das 9 às 17h30, a Fundacentro realiza o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável. Evento na sede (à rua Capote Valente, 710, bairro Jardim Paulista, SP), com transmissão pelo YouTube.
Objetivo é fortalecer a atuação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio – Cipaa e promover um ambiente de trabalho mais seguro e saudável em todo o País. Haverá apresentações das Centrais, além de palestras (confira abaixo a programação completa).
Elenildo Queiroz (Nildo), coordenador da Comissão de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região, participará do Encontro. Ele explica sua importância: “Evento marca retomada no diálogo com os trabalhadores, após Bolsonaro extinguir todos os comitês de debate. É fundamental reunir representantes do sindicalismo e das fábricas pra pensarmos em melhorias para as Cipaas”, diz.
Dados do Ministério do Trabalho e Emprego são alarmantes. Brasil teve mais de 720 mil acidentes de trabalho em 2024. Maioria deles (61,07%) resultou em afastamentos de até 15 dias. Outros 27,01% não geraram afastamento, e 11,91% tiveram afastamentos superiores a 15 dias.
Reivindicação – Nildo entende que o sindicalismo poderia colaborar mais ativamente para a melhoria da saúde e segurança no trabalho, mas é impedido pela legislação. “Na Itália o Sindicato tem o direito de entrar no local de trabalho e fazer um relatório de visita. Aqui só podemos entrar em uma fábrica pra verificar a condição de saúde do trabalhador se estivermos acompanhados do Ministério do Trabalho e Emprego. Penso que o movimento sindical poderia contribuir muito mais se houvesse uma mudança na legislação”, diz.
Proposta – O evento da Fundacentro antecede a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que será realizada de 18 a 21 de agosto, em Brasília. Para o dirigente metalúrgico, seria importante que cipeiros e cipeiras formulassem uma proposta única a ser levada para aprovação na Conferência.
Programação completa do Encontro Nacional dos Cipeiros e Cipeiras.
09h às 10h30 – Mesa de Abertura
Pedro Tourinho e Representantes das centrais sindicais
10h50 às 12h30 – Palestras técnicas
Assédios no ambiente de trabalho, com Daniela Sanches Tavares (tecnologista da Fundacentro)
Eleição e dimensionamento da CIPA, com Domingos Lino (especialista em saúde do trabalhador e bolsista da Fundacentro)
Capacitação e formação, com Remígio Todeschini (diretor de Conhecimento e Tecnologia da Fundacentro)
14 às 15 horas – Apresentações das Centrais Sindicais
15 às 16 horas – Grupos de trabalho
16h20 às 17h30 – Debate e Encerramento
MAIS – Sites da Fundacentro e dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região.




