Fim da escala 6×1 será prioridade sindical

0
27

Terça (18), Centrais e Dieese se reuniram em São Paulo para definir o calendário e as prioridades para 2026. Após a conquista da isenção do Imposto de Renda sobre salários até R$ 5 mil, que teve crucial participação sindical, a Pauta da Classe Trabalhadora será renovada.

Clemente Ganz Lúcio, coordenador do Fórum das Centrais, conta que houve consenso em relação à prioridade, que será o fim da escala 6×1, em conjunto com a redução da jornada sem reduzir salários. “Vamos planejar, desde já, uma campanha que amplifique essa luta e mobilize a sociedade. Esse trabalho será feito em conjunto com movimentos sociais”, diz Clemente.

Calendário – Na primeira quinzena de abril, em São Paulo, será realizada nova edição da Conferência Nacional da Classe Trabalhadora, a Conclat, que vai atualizar a Pauta da Classe Trabalhadora. No mesmo mês, na segunda quinzena, haverá Plenária e a Marcha, em Brasília, onde reivindicações serão entregues ao presidente Lula e aos chefes do Legislativo Federal.

Eleições – O próximo ano terá eleições para Presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais/distritais. Clemente destaca a importância de garantir a eleição de candidatos progressistas, que defendam e ponham em prática ações pró-trabalhadores.

Outros – Para 2026, as Centrais Sindicais também elencaram como pontos de luta o combate aos juros abusivos, que “desmobilizam a atividade econômica”, e o fortalecimento sindical, através do fortalecimentos das negociações coletivas, de mais recursos para financiar entidades sindicais e de ações que se adequem à transição climática justa.

MAIS – Sites das Centrais Sindicais e do Dieese.