Foto antiga reúne Brizola e líder Vigilante

Foto antiga reúne Brizola e líder Vigilante

José Pinto foi um dos maiores repórteres-fotográficos brasileiros. Nos anos finais de sua carreira, trabalhou também para o movimento sindical. Uma das entidades pra quem fazia frila era a então forte Federação dos Vigilantes do Estado de São Paulo, com base de 200 mil trabalhadores.

A Federação era presidida por Reginaldo Mendes, que, afora a atividade sindical, tinha militância partidária e se alinhava entre os simpatizantes de Leonel Brizola – que, aliás, inaugurou a sede da entidade, em Campinas-SP.

Por volta de 1990/1991, o PDT realizou encontro do Movimento Negro, na Faculdade de Direito de São Paulo. Reginaldo e vários dirigentes da entidade eram ligados ao MNU e a outras entidades que atuavam contra o racismo.

Essa foto, na qual Brizola segura o informativo Transporte Forte, do Sindicato do transporte de valores, mostra todo o talento de José Pinto. Afora documentar o fato, ela expressa a afinidade entre dois homens combativos e o carinho do líder trabalhista, ao colocar a mão no ombro do sindicalista, durante o diálogo entre ambos.

Foto: José Pinto, acervo Agência Sindical