Foi encerrada segunda (21), a campanha salarial dos frentistas do Estado do Rio de Janeiro. Negociação entre o Sinpospetro-RJ e o patronal (SindEstado) garante reajuste salarial de 6,74%. Ou seja, 3% de ganho real de 3%. A inflação do período (INPC) foi de 3,74%.
O acordo beneficia mais de 15 mil trabalhadores em postos de combustíveis e lojas de conveniência da Baixada Fluminense, Costa Verde e Sul Fluminense. Data-base da categoria é 1º de junho.
O vale-alimentação teve aumento de 21,11%. Os valores retroativos do vale serão pagos em uma única parcela, na folha salarial do mês de setembro.
Abono – O benefício também teve reajuste, 6,74%. O valor chegará a R$ 704,00 e será pago em três parcelas: setembro, outubro e novembro.
Segundo Eusébio Pinto Neto, presidente da Fenepospetro e do Sinpospetro-RJ, as negociações foram duras, mas os resultados, positivos. Ele comenta: “É preciso ir sempre além da inflação. O trabalhador sabe, aliás, que o bolso dói bem mais que o índice do governo.”
O dirigente ressalta a necessidade de fortalecer as entidades sindicais para que as negociações coletivas sejam equilibradas. Eusébio diz: “A pressão da base, junto com o Sindicato, é o que vai fazer a diferença na campanha salarial”.
Em breve, o Sinpospetro-RJ divulgará a tabela com os novos valores dos salários da categoria e mais informações sobre as conquistas na Convenção Coletiva 2023/2025.
MAIS – Acesse o site do Sinpospetro-RJ.
FOTO: no lado esquerdo da mesa, Alex Silva (sindicato de Niterói), à frente, Isaías de Almeida Albuquerque (RJ), ao centro, Valdeci Dias Guimarães (Campos de Goytacazez), no fundo da sala