17.1 C
São Paulo
sexta-feira, 26/07/2024

Proposta da ECT revolta lideranças sindicais

Data:

Compartilhe:

Gerou indignação nas lideranças sindicais a proposta apresentada à categoria pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) em reunião, no último dia 17. As duas Federações (Findect e Fentect), representativas dos trabalhadores da ECT, criticaram a proposta que sequer repõe a inflação do período (INPC).

A ECT, ligada ao governo federal, oferece reajuste salarial de 3,18%, ou seja, 90% do INPC, a partir de 1º de janeiro de 2024. Os benefícios seriam reajustados, pelo mesmo índice, a partir de 1º de agosto de 2023.

Reposição – A empresa acena com a reposição integral da inflação apenas a partir de 1º de agosto de 2024. O Acordo Coletivo teria validade entre 1º de agosto de 2023 e 31 de julho de 2025.

Para Elias Cesário, o Diviza, presidente do Sindicato paulista (Sintect-SP) e vice da Federação, a proposta está muito abaixo da expectativa dos trabalhadores. Ele diz: “Sabemos que a empresa pode fazer melhor e é para isso que vamos lutar”.

Greve – A discussão será levada à categoria Brasil afora. As entidades cogitam, inclusive, paralisação das atividades, pela valorização dos ecetistas. Em São Paulo, a assembleia será na quinta (24).

Ataques – Nos últimos anos, os trabalhadores da ECT travaram uma luta contra a privatização da empresa e o desmonte da Convenção Coletiva da categoria. Diversos direitos foram suprimidos.

Ao assumir a presidência da empresa, em fevereiro deste ano, o economista Fabiano Silva dos Santos se comprometeu com o fortalecimento da estatal e a valorização dos trabalhadores. A categoria cobra agora essa promessa.

“Vamos manter o diálogo com a empresa. Nosso objetivo é recuperar os direitos e garantir um reajuste digno. Lutamos pelo fortalecimento da empresa e valorização dos trabalhadores, conforme prometido”, garante Diviza.

MAIS – Sites da Findect e da Fentect.

Conteúdo Relacionado

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em setembro e outubro

Cerca de 4,24 milhões de trabalhadores com carteira assinada nascidos em setembro e outubro podem sacar, a partir desta segunda-feira (15), o valor do...

Empresas do Setor Químico tem até dia 31 para pagar PLR

Por força de Convenção Coletiva da categoria, empresa que opta pelo pagamento único da PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) tem até 31 de...

SindForte cobra negociação

O segmento do transporte de valores no Estado de São Paulo está em campanha salarial. A pauta de reivindicações foi eleita após ampla participação...

Sequência de aumentos reais prossegue

Mantém-se alta a tendência de aumentos reais de salário nas negociações coletivas. Os dados vêm do Dieese por meio do Boletim “De Olho nas...

Greve vitoriosa aumenta salário para frentistas de Goiás

Vitória para os frentistas de Goiás. Após 15 dias de greve, com ampla participação da categoria, o Sinpospetro-GO assinou a Convenção Coletiva de 2024....