17.1 C
São Paulo
quarta-feira, 13/08/2025

Frentistas do RJ obtêm ganhos reais nos salários e benefícios

Data:

Compartilhe:

Quarta (31), o Sinpospetro-RJ fechou com o patronal (Sindestado) a Convenção Coletiva. Os resultados foram positivos para a categoria.

Abrangência – O termo assinado garante reajuste salarial de 4,5% para os salários e aumentos maiores nos benefícios. Cerca de oito mil trabalhadores da Baixada Fluminense, Costa Verde e do Sul do Estado serão contemplados.

Pagamento – As empresas o farão retroativamente à data-base da categoria, que é 1º de junho. Diferenças entre junho e julho serão pagas no próximo salário, entre de setembro e outubro.

Real – Aumento no vale-alimentação é de 12,5%. O ganho real é de 9,16%. Diferenças de junho e junho serão quitadas, uma única vez, na folha de pagamentos de setembro.
Outra conquista melhora o Abono Salarial, reajustado em 8,34%. Neste caso, aumento real de 5%, acima da inflação. Pagamento em três parcelas: agosto, setembro e outubro.

Negociações – Foram difíceis. Eusébio Luís Pinto Neto, presidente do Sindicato (e da Fenepospetro), afirma: “Os patrões insistiam em repassar só a inflação acumulada entre junho de 2023 a maio de 2024. Mobilizamos a categoria, fomos às bases e jogamos uma verdadeira queda de braço com o patronato pra obter aumento salarial real de 1,16%”.

Para o fechamento do acordo, o patronal apresentou contraproposta de reajuste maior para o Vale-alimentação e Abono Salarial. Mas resistimos e conseguimos aumentos efetivos nos benefícios.

Base – Sindicato realiza, nos próximos dias, a distribuição da tabela com novos valores de salários e benefícios nos postos de combustíveis.

MAIS – Site do Sinpospetro-RJ.

Com informações da jornalista Estefania de Castro (MTb 21.605).

Conteúdo Relacionado

Centrais apoiam pacote pra deter o tarifaço

O Presidente Lula lançou nesta quarta (13), em Brasília, o Plano Brasil Soberano. Pacote tem o objetivo de atenuar os impactos do tarifaço dos...

Posto de Curitiba denuncia caso de racismo

Um inaceitável caso de racismo aconteceu na noite de terça (5), no Posto Mantra (bairro Mossunguê, Curitiba). O cliente se recusou a ser atendido...

Juca Kfouri exalta soberania nacional

Dia 25 de julho, aconteceu em São Paulo o primeiro grande ato público contra o tarifaço de Donald Trump e em defesa da soberania...

Live das Centrais debate proteção ao emprego

Live das Centrais Sindicais nesta terça (13) abordará as consequências econômicas e sociais do tarifaço de Donald Trump aos nossos produtos exportados para os...

Conferência Nacional reunirá metalúrgicas

Abertas até segunda (18) as inscrições para a 3ª Conferência Nacional da Mulher Metalúrgica, organizada pela Confederação Nacional da categoria. Evento acontecerá no Centro...