18.2 C
São Paulo
terça-feira, 20/01/2026

FUP apoia explorar Margem Equatorial

Data:

Compartilhe:

A pesquisa e exploração de petróleo em nossa Margem Equatorial – do Amapá ao Rio Grande do Norte – gerou embate dentro do próprio Governo. Lula chamou de “lenga-lenga” as exigências do Ibama pra liberar a perfuração de um poço pioneiro em águas profundas, a 100 quilômetros da costa amapaense e a 500 da foz do Rio Amazonas. Também defendem mais rapidez a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e o coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar.

Deyvid falou à Agência Sindical. Principais trechos:

Licenciamento – É um equívoco do Ibama não dar licenciamento ambiental para perfuração do poço pioneiro na Margem Equatorial. A chance de se encontrar petróleo ali é muito grande. Estudos geológicos estimam que a área teria 30 bilhões de barris de petróleo. Caso a reserva seja confirmada, o Ibama fará novas exigências para a atividade de exploração em si. Estimo que a produção só começaria em cinco ou seis anos.

Soberania – O pré-sal brasileiro, que hoje é responsável por 78% de nossa produção de petróleo, vai entrar em declínio a partir de 2032. Desse modo, o país corre o risco de deixar de ser autossuficiente e se tornar de novo um importador de petróleo. Por isso o Ibama não deveria ter o poder de influenciar na soberania energética brasileira. Esse é um tema para o Conselho Nacional de Política Energética, a ANP e o Ministério de Minas e Energia.

Transição – Para promover uma transição energética justa e participativa, com investimentos em novas fontes de energia e em combustíveis do futuro, é preciso dinheiro. Nesse sentido, o petróleo pode gerar uma riqueza vultosa para esse financiamento. São recursos que podem ser destinados para saúde, educação, desenvolvimento tecnológico e projetos socioambientais junto a comunidades ribeirinhas, quilombolas e indígenas.

Críticas – Não tem um ambientalista que consiga provar que, caso houvesse algum tipo de vazamento, ele iria tocar na costa do Amapá ou chegar até a foz do Rio Amazonas. A Petrobras já fez vários testes que demonstraram que qualquer tipo de vazamento de óleo não chegará à costa. Esses ambientalistas esquecem que a Petrobras está há mais de 30 anos no coração da floresta amazônica, no Polo de Urucu, produzindo petróleo e gás, sendo que esse gás natural abastece a cidade de Manaus e a sua região metropolitana, sem nunca ter tido algum tipo de acidente ambiental que causasse dano à Floresta Amazônica.

Regionalização – O Norte e o Nordeste têm os piores Índices de Desenvolvimento Humano do Brasil. Se uma atividade petrolífera como essa vier a ser realizada, isso gera um impacto positivo para as economias locais, não somente para os municípios onde as instalações serão implantadas, mas também para os Estados, através dos royalties.

Legislação – A FUP defende que seja criado um Fundo Soberano para que os recursos da Margem Equatorial beneficiem principalmente o Norte e o Nordeste do Brasil. Nossa proposta foi a segunda mais votada no Plano Plurianual Participativo no segmento Minas e Energia, e agora está tramitando no Senado uma iniciativa similar (PL 13/2024) para garantir uma destinação justa desses recursos.

Estrangeiro – A Petrobras tem a melhor tecnologia do mundo para exploração de petróleo em águas profundas. Nunca houve qualquer acidente da empresa nesse tipo de extração. Deixar de aproveitar essa oportunidade na Margem Equatorial é sinalizar que no futuro essa reserva possa ser explorada por empresas petrolíferas internacionais, como Exxon Mobil, Shell, TotalEnergies e British Petroleum.

MAIS – Telefone da FUP (21) 3852.5002 / Site da FUP: www.fup.org.br

Conteúdo Relacionado

Desenvolvimento deve nortear 2026, diz Toninho

Antônio Augusto de Queiroz (o Toninho do Diap) concedeu longa entrevista ao Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo. Com 27 minutos, a...

Metalúrgicos e Delegados estreitam atuação conjunta na base

Direção sindical e Delegados Representantes devem atuar cada vez mais próximos, com troca de ideias e tratativas sobre demandas gerais da categoria ou por...

SindForte divulga conquistas e chama eleições

Diretores do SindForte, Sindicato que representa trabalhadores no transporte de valores e escolta armada, já distribuem nas bases o mais recente jornal “Transporte Forte”....

Frentistas de SP definem e encaminham pauta

Quarta (14), os 18 Sindicatos de trabalhadores em postos de combustíveis do Estado de São Paulo reuniram-se na Federação paulista (Fepospetro) para definir a...

SECSP participa de ação social na Vai-Vai

No próximo dia 17, o Sindicato dos Comerciários de São Paulo estará presente em uma grande ação social promovida pelo projeto PASSOS (Projeto de...