A General Motors irá antecipar o fim do layoff na fábrica de São José dos Campos. Quem anuncia é o Sindicato dos Metalúrgicos local. O comunicado foi feito terça (7). O retorno está previsto para 10 de janeiro.

Segundo informa o Sindmetal, São 691 trabalhadores que estão em casa desde 8 de novembro. Inicialmente, a previsão é que o layoff poderia durar até cinco meses, podendo ser prorrogada a suspensão por mais cinco. Com este retorno, a GM retomará o segundo turno da produção da picape S10.

Esse layoff na fábrica da General Motors de São José havia sido adotado pela crise mundial de falta dos chips semicondutores. Esse componente é utilizado não só na fabricação de veículos, mas de aparelhos eletrodomésticos, especialmente os da linha branca.

Em entrevista à Agência Sindical, o secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos, Renato Almeida, afirmou que o mundo inteiro está na busca destes microchips, que são fabricados em poucos lugares da Ásia, e que a demanda está além da capacidade de produção.

“A General Motors espera normalização apenas em 2023. Até lá, temos que unir todo o movimento sindical pela garantia dos empregos”, ressalta Renato. O dirigente conta que a tarefa do sindicalismo é evitar o desemprego.

Para o vice-presidente do Sindmetal, Valmir Mariano, essa antecipação de fim no layoff da GM traz uma boa expectativa para os trabalhadores. “O Sindicato vê com otimismo a retomada da produção, com a estabilidade no emprego garantida mesmo para aqueles que voltarem agora pra fábrica. Essa foi uma conquista da luta dos metalúrgicos da General Motors”, avalia Valmir.

MAIS – Acesse o site do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos.