Trabalhadores do setor da hotelaria e gastronomia de Gramado (RS) conquistaram o melhor índice de reajuste salarial do Estado e um dos melhores do Brasil no segmento. O acordo foi fechado entre o Sindicato da categoria (Sintrahg) e o setor patronal.

O índice aprovado foi de 12,58% de aumento no Piso e será pago em duas vezes, sendo 8,86% em novembro e 3,72% em março de 2022. Agora, o salário inicial no setor passa a ser de R$ 1.476,17. Em março, o novo reajuste garante R$ 1.525,65.

Os trabalhadores que ganham acima desses valores terão a reposição integral da inflação no período, de 11,08%, conforme o INPC. Esse reajuste também será aplicado em duas parcelas.

O Sintrahg também conquistou a manutenção dos direitos da Convenção Coletiva pelos próximos dois anos. Segundo o presidente da entidade, Rodrigo Callais, essa vitória da categoria deve ser comemorada.

“Isso dá uma tranquilidade a mais pra categoria em um momento em que a classe trabalhadora sofre muitos ataques nas suas conquistas, tanto por parte dos governos como por parte do empresariado”, afirma Rodrigo.

Benefícios – Os outros direitos dos empregados no setor também foram reajustados em 11,08%, inclusive o auxílio-creche e o auxílio-educação. O Abono qualificação profissional também sobe e corresponde a 12,5% do Piso salarial.

Luta – Para o presidente do Sintrahg, o resultado da campanha salarial deste ano foi positivo e mostrou que os trabalhadores estão unidos na luta por melhores condições de trabalho. “Sabemos que a categoria foi uma das mais penalizadas com a crise sanitária e a falta de ajuda do governo. Por isso merece a recomposição do que perdeu”, avalia Rodrigo Callais.

Ele conta que as perspectivas para a temporada do final de ano são positivas, mas a luta continua. “Nós seguiremos mobilizados pra que isso seja revertido em mais renda, mais empregos e melhores condições. Nossa luta não para”, conclui o dirigente.

MAIS – Acesse o site do Sintrahg.