O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta terça, 2, os resultados da atividade industrial em 2020.

De acordo com o órgão, a indústria brasileira teve recuperação no segundo semestre, mas ainda assim fechou o ano em retração de 4,5%, segundo resultado negativo seguido.

Em diversos setores econômicos, a atividade industrial caiu. Desses, o que mais teve impacto foi o setor automotivo, com queda de 28,1%. Em seguida, vem a confecção de artigos de vestuário e acessórios, com baixa de 23,7% no período. Depois disso, são apontadas a metalurgia (7,2%) e indústrias extrativas (3,4%).

Outras áreas que também tiveram desempenho negativo foram máquinas e equipamentos (-4,2%), produtos têxteis (-6,6%) e borracha e material plástico (-2,5%).

Alta – O IBGE destaca os produtos alimentícios e coque, produtos derivados de petróleo e biocombustíveis com alta – 4,2% e 4,4%, respectivamente. De novembro para dezembro, a produção industrial cresceu 0,9%, somando oito meses de alta.

Ainda assim, está há 13,2% abaixo do nível recorde, registrado em maio de 2011.