25.8 C
São Paulo
sexta-feira, 6/02/2026

Instituto Lula preserva memória e dialoga com sociedade

Data:

Compartilhe:

Funciona em São Paulo uma entidade dedicada a preservar a memória de Luiz Inácio Lula da Silva. É o Instituto Lula, que também atua como um centro de debates de temas atuais.

Quem preside o Instituto é a ex-dirigente bancária de SP, Ivone Silva. Ela participou na quinta (17) da live semanal do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região. Mulher, negra e jovem, Ivone tem formação superior em Ciências Sociais e Arquitetura, além de MBA e outras habilidades.

A entidade também publica livros, principalmente no formato e-book, ou seja, para serem lidos no micro ou aparelho celular. Com isso, evita-se gasto com papel. Ivone é a primeira mulher a presidir o Instituto. Ela assume o mandato num momento em que as mulheres retomam a linha de frente das mobilizações e avançam nas conquistas.

Caso, por exemplo da Lei 14.611/2023, que torna obrigatória a igualdade salarial entre homens e mulheres na mesma função.

Outro indicativo da retomadas das lutas femininas é a recente Marcha das Margaridas, que aconteceu em Brasília, dias 15 e 16 deste mês. Cerca de 100 mil mulheres participaram. Muitas são camponesas, pescadoras e extrativistas. O presidente Lula as recebeu e anunciou uma série de medidas, incluindo o reforço à reforma agrária.

Desafios – Ivone Silva disse: “É o momento de provar, ainda mais, nossa capacidade. As mulheres têm voz e queremos sim estar nos cargos mais qualificados”.

Sobre a Lei da Igualdade salarial, a ex-dirigente bancária afirma: “O movimento sindical tem papel relevante nessa luta. Devemos atuar na formação de pessoas para que não prevaleça o ponto de vista machista.”

Sobre o Ministério do Trabalho e Emprego, Ivone aponta que o órgão precisa recuperar a presença nos Estados brasileiros. Ela diz: “O Estado tem papel essencial, por exemplo, na fiscalização trabalhista. O governo anterior desmantelou o Ministério. Precisamos abrir novos concursos”.

Comunicação – Sobre a comunicação do governo Lula com a sociedade, a convidada alerta que forças da direita se apossaram das redes sociais. O Instituto busca se contrapor a isso por meio de suas próprias redes.

Clique aqui para assistir à live completa.

MAIS – Acesse aqui o site do Instituto Lula.

 

Conteúdo Relacionado

Frentistas conquistam aumento

A segunda rodada de negociação salarial entre o Sindicato de frentistas do Espírito Santo e o setor patronal, realizada quarta (4 de fevereiro), foi...

Metalúrgicos apoiam reeleição de Lula

Ontem, o sindicalismo fez panfletagem nas estações de trem e metrô, em SP, a fim de massificar os ganhos salariais com a isenção do...

Líder bancária exalta cultura da paz

Passo concreto para uma cultura de paz e contra o feminicídio. Assim é avaliada a iniciativa do Presidente Lula, ao lançar, nesta quarta (4),...

Centrais divulgam impacto da isenção do IR

Na manhã desta quarta (4), Centrais Sindicais e Sindicatos estiveram na estação Brás do Metrô e da CPTM, em São Paulo, para dialogar com...

Lula mostra a trabalhadores ganhos com IR zero

O Presidente Lula reuniu dia 2 (segunda-feira), no Palácio do Planalto, um grupo de 12 trabalhadores para conversar sobre os ganhos com a isenção...