O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo convoca os profissionais de jornais e revistas do interior a participar de assembleia virtual nesta quinta (19), em dois horários: a primeira, às 12 horas, e a segunda, às 20 horas.
A entidade informa que, 72 dias após a data-base da categoria, o sindicato patronal enviou contraproposta. Os jornalistas reivindicam reajuste pela inflação, medida em 8,9% a partir de 1º de junho, 3% de aumento real nos salários e 10% de aumento real nos vales refeição e inflação, além da inclusão de cláusulas na Convenção Coletiva sobre teletrabalho, jornada em home office e ressarcimento de custos.
O Sindicato dos Jornalistas denuncia que, em meio ao aumento descontrolado de preços dos alimentos, combustíveis e energia, os patrões querem congelar a PLR e oferecem manutenção da Convenção anterior, com 8,5% de reajuste a partir de setembro. Ou seja, o reajuste não seria o suficiente para repor a inflação e sequer seria retroativo.
Em Nota, a entidade afirma que os jornalistas do segmento estão sofrendo com demissões, diminuição de salários, pejotização nas redações e assédio moral decorrentes das condições de trabalho. “A campanha salarial é momento de debate e de somar esforços para estabelecer cláusulas que contenham ou diminuam o ritmo das perdas econômicas e sociais”, diz o documento.
Participe – A assembleia virtual dos profissionais de jornais e revistas do interior devem enviar mensagem para o WhatsApp 11 96028.7769 informando o número de celular ou e-mail que pretende entrar no evento. O link será enviado no dia pela entidade.
MAIS – Acesse o site do Sindicato dos Jornalistas de SP.
Clique aqui e leia mais notícias