A Usp quer retomar o ensino presencial já no dia 4 de outubro para alunos e professores que tiverem recebido as duas doses da vacina contra a Covid-19. A Unesp e a Unicamp planejam retorno similar, mas sem data definida.

A reitoria da Universidade de São Paulo informa que vai exigir a apresentação do cartão de vacinação de todos os membros da comunidade acadêmica e que eles só poderão retornar para o presencial após 14 dias da segunda dose ou dose única.

Segundo decreto estadual, as instituições de ensino superior já podem receber alunos e professores com até 60% da capacidade para todos os cursos. As universidades públicas, porém, querem retomar quando todos estiverem imunizados.

De acordo com reportagem da Folha de S. Paulo, apesar do reinício das aulas presenciais a partir de 4 de outubro, a Usp diz que cada unidade da instituição irá definir qual será a exigência de frequência dos alunos, quais e quantas disciplinas serão ofertadas. Além disso, podem optar por seguir no modelo remoto ou híbrido.

Unicamp – Reitor da Universidade Estadual de Campinas, Antonio José de Almeida Meirelles conta que o retorno na instituição será, incialmente, para professores e demais funcionários a partir do dia 13 de setembro. As aulas presenciais teriam retorno gradativo. “Temos que assumir essa responsabilidade”, disse o docente, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.

Unesp – Já a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho tem previsão de retomada em outubro, assim como a Usp. O reitor Pasqual Barretti explicou, em entrevista ao portal Exame, que há um consenso entre as três universidades públicas de SP.