13.5 C
São Paulo
quinta-feira, 29/05/2025

Licitações da Merenda deverão incluir cumprimento de Convenção

Data:

Compartilhe:

Sindicatos de Refeições Coletivas lutam há anos pela obrigatoriedade de cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho por parte das empresas que participam das licitações da Merenda Escolar. Agora, a luta conduzida pela Federação Estadual da categoria em SP, Fetercesp, e entidades filiadas começa a surtir efeito.

Isso porque o Governo do Estado de SP autorizou, por meio da Secretaria de Educação, a exigência de que as empresas licitantes tenham que seguir o estabelecido na CCT de sua região.

Segundo o diretor da Fetercesp, Odimar Ramos, a categoria sofre muito com a participação de empresas picaretas nesses processos de licitação, que acabam vencendo os pleitos por apresentar o melhor preço em detrimento do não cumprimento da Convenção Coletiva.

“O que acontece em nosso segmento é que, muitas vezes, determinada empresa apresenta valor muito abaixo dos demais concorrentes.

Valor reconhecidamente insuficiente pra garantir a execução do contrato ou a entrega dos bens vendidos, respeitando todos os direitos dos trabalhadores contratados”, explica Odimar.

O dirigente prossegue: “Normalmente, esse tipo de empresa não cumpre todos os itens da CCT, o que resulta em sérios problemas na Justiça do Trabalho, tendo o Poder Público como responsável subsidiário. Com essa exigência do Governo, agora as empresas não terão alternativa e serão obrigadas a apresentar sua proposta considerando o que a CCT prevê”.

Conquista – Para o presidente da Fetercesp, Paulo Ritz, essa vitória da categoria deve ser comemorada. “Há muito tempo lutamos por essa exigência. O objetivo é inibir que empresas de outros segmentos burlem a Convenção Coletiva. Com esse reconhecimento, dificultamos esse tipo de fraude e protegemos os direitos dos trabalhadores”, conclui o sindicalista.

MAIS – Site da Fetercesp.

Conteúdo Relacionado

Metroviários de SP comemoram acordo e sede

Os metroviários de São Paulo comemoram dupla conquista neste mês de maio, data-base da categoria. Quarta, dia 21, os trabalhadores aprovaram o acordo coletivo...

Professores do Ensino Superior cogitam greve

Docentes do Ensino Superior do Estado de São Paulo, rede privada, rejeitaram contraproposta patronal e decidiram deflagrar greve, com início previsto para 2 de...

Comerciários participam do Dia do Desafio

Nesta quarta (28), o Sindicato dos Comerciários de São Paulo abre suas portas para o Dia do Desafio. Evento é coordenado pelo Sesc São...

Construção fecha acordo com ganhos reais

Negociação entre o Sindicato (Sintracon-SP) e o patronato conquistou aumento real acima do INPC, com reflexos em todas as formas de remuneração. O Vale-Alimentação subiu 8%. Convenção Coletiva entrou em vigor dia 1º de maio. O porcentual de reajuste salarial negociado foi de 6%.

CNTA cobra cumprimento de NR do setor frigorífico

A Norma Regulamentadora 36, que trata do trabalho em frigoríficos, completou 12 anos em abril. Contudo, muitas empresas seguem descumprindo regras do setor, o...