A Pauta Unitária da Classe Trabalhadora, aprovada pela Conclat dia 7, será entregue ao ex-Presidente Lula em São Paulo, na quinta, dia 14. O local é a Casa de Portugal, região Central de São Paulo.
A Plenária, de apoio sindical à pré-candidatura de Lula à Presidência da República, visa consolidar o suporte ao ex-metalúrgico que presidiu o País por dois mandatos. Ele é, disparado, o candidato preferido das direções sindicais.
O movimento considera Lula o mais qualificado, em razão de sua origem sindical, e também porque seus governos foram de diálogo com as entidades de classe e trouxeram avanços para os trabalhadores, a começar pelo aumento real do salário mínimo.
Formato – Será uma plenária tradicional de apoio. Em meio ao evento, dirigentes que coordenaram a terceira Conclat entregarão a Pauta, com destaque para temas urgentes ou setoriais, que consideram merecedores de atenção mais acurada por parte de um próximo governo.
O crescente repúdio a Bolsonaro já é quase unânime no sindicalismo. Dia 1º de janeiro de 2019, data da posse do atual mandatário nacional, as Centrais escreveram uma carta ao Presidente. Sem resposta até hoje. Até por isso, na Conclat dia 7, o que mais se ouviu foi o brado Fora, Bolsonaro!