O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos fará 21 anos em junho. É a maior entidade ligada à Força Sindical, com 350 mil sócios. Eclético, pode receber em seus quadros o aposentado celetista, o Servidor público, o profissional liberal, o idoso, em geral.
Um dos seus diretores é Diógenes Sandim, médico formado pela USP.
Ele falou à Agência Sindical. Principais trechos:
Presença – “Somos um Sindicato verdadeiramente nacional, em 24 Estados, afora inúmeras sedes e subsedes. E estamos crescendo, como é o caso da recente sede em Recife”.
Custeio – “Cada sócio do Sindicato Nacional dos Aposentados paga até 2,5% de mensalidade, com base no benefício do INSS. O teto é de R$ 50,00. A mensalidade dá direito a toda a nossa rede de assistência, serviços e descontos”.
Saúde – “O associado tem direito a plano de saúde, descontos em farmácias no País todo, vários remédios de graça, seguro de vida, serviços domésticos (eletricista, chaveiro, encanador etc.), Colônia de Férias e ainda concorre a prêmio mensal de R$ 12 mil, com base na Loteria Federal”.
Proteção – “Dada sua extensão e variedade de serviços, como assistência jurídica, por exemplo, o Sindicato Nacional dos Aposentados – Sindnapi, é hoje talvez a maior rede de proteção ao idoso brasileiro”.
Demandas – “Lutamos por vários direitos. O principal é aumento ao aposentado ou pensionista. Até porque a maioria dos nossos sócios ganha um salário mínimo. Por isso é tão importante recuperar o valor do mínimo. O custo de vida do aposentado é mais alto que na média”.
Sindicalize-se – Aposentado, pensionista ou idoso. Procurar a sede do Sindnapi mais próxima (sede central fica na rua do Carmo, 171, Centro, Capital) de sua residência, com os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de endereço e número de benefício. Pra saber onde tem subsede do Sindnapi, basta acessar o link: https://www.sindicatodosaposentados.org.br/sedes