A posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, em 1º de janeiro, promete ser bem movimentada, com a participação de presidentes, ministros e embaixadores de 120 nações.
Até agora, 17 chefes de Estado confirmaram a presença. Entre eles, os presidentes da Alemanha, Angola, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, o rei da Espanha, presidente da Guiana, Guiné-Bissau, Paraguai, Portugal, Suriname, Timor Leste, Uruguai e Zimbábue.
A presença de tantas autoridades internacionais mostra a reinserção do Brasil no cenário global. Muito diferente do observado nos últimos quatro anos, quando o país se isolou politicamente, sendo, inclusive, em muitos momentos, motivos de piada internacional.
A expectativa é de que nos primeiros dias de janeiro, Lula tenha contato já como presidente efetivo com líderes mundiais, a exemplo de Joe Biden, dos Estados Unidos.
O dia da posse também contará com o Festival do Futuro, shows de artistas de diversos gêneros do país que demonstraram apoio ao presidente eleito. As apresentações serão realizadas na Esplanada dos Ministérios, em dois palcos.