Após quase dois anos de pandemia da Covid-19, uma boa notícia foi divulgada nesta semana. Segundo levantamento publicado pelo portal CoronavírusBra1, 50,43% da população brasileira está vacinada com a segunda dose da vacina de algum dos imunizantes disponíveis – ou com os que utilizam dose única.
Esta marca é totalmente oposta ao que chegou a dizer o presidente da República, Jair Bolsonaro. Além de ser contra a vacina da Covid e ter trabalhado para que o imunizante não chegasse ao País, o chefe do Executivo chegou a declarar que nem metade da população iria se vacinar.
Dentre estes 50,43% de imunizados – pouco mais de 107 milhões de brasileiros -, o maior número se concentra no Estado de São Paulo, com 64% da população vacinada com a segunda dose ou dose única (29,8 milhões). Em seguida, aparecem Minas Gerais, com 46,7% (9,9 milhões), e Rio de Janeiro, com 46,3% (6,4 milhões).
Apesar do bom número apresentado no Sudeste, a situação não se repete no Norte do País. Roraima foi o Estado que menos imunizou, com apenas 28% da população vacinada. Amapá (27,2%) e Acre (36,3%) aparecem na sequência.
Cuidados – Mesmo com o avanço na vacinação contra a Covid-19, especialistas ainda alertam para que todos os cuidados continuem sendo tomados, como distanciamento, higienização e utilização de máscaras.
Denise Garret, epidemiologista, afirmou ao jornal Folha de S.Paulo: “Ao que tudo indica, o vírus está aqui pra ficar. Como isso vai se desenrolar, vai variar muito de país para país”.