Os cerca de 650 mil metalúrgicos ligados à Força Sindical, no Estado de São Paulo, conquistam os primeiros acordos salariais da campanha 2021/2022. A data-base da categoria é 1º de novembro.

O primeiro deles é com o grupo patronal Sindipeças. Em Guarulhos, Grande SP, o setor emprega 60% dos metalúrgicos.

O reajuste salarial varia conforme o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do período, que deve ficar entre 10,5% e 10,7%, a depender da inflação de outubro de 2021.

Abono – Os trabalhadores também receberão Abono de 26% sendo 13% pagos em novembro e 13%, em dezembro de 2021. Haverá renovação de todas as cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho.

Avaliação – Para o presidente dos Metalúrgicos de Guarulhos, Josinaldo José de Barros (Cabeça), “é um bom acordo, levando em consideração que conseguimos o INPC cheio e a Convenção Coletiva de Trabalho do setor de autopeças por dois anos com as cláusulas renovadas”.

Metalúrgicos
Josinaldo Barros, presidente do Sindicato de Guarulhos, coordena assembleia

Outros – As negociações coletivas prosseguem em outros grupos empresariais. Nos próximos dias, há perspectiva de novos acordos. Se não houver entendimento coletivo, os Sindicatos dos Metalúrgicos vão buscar acordo por empresa. As assembleias na base prosseguem.

Acesse – www.metalurgico.org.br