O Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região completa 58 anos dia 30. A entidade tem publicado matérias, fotos e vídeos sobre essa história. Os conteúdos variam entre materiais feitos à época ou produzidos agora, ao ensejo do aniversário.

VEJA:

“Em 2010, o Brasil crescia. Aliás, de 2003 até 2015, os metalúrgicos viveram 13 anos seguidos de aumento real. Nossos Pisos obtiveram ganhos ainda maiores. Em 2010, frente a um reajuste geral de 9%, conseguimos aumento de 14,5% num dos Pisos da categoria.

Aumentavam também os valores da Participação nos Lucros e/ou Resultados na empresa. O Dieese calculou que o aumento médio para o total da PLR paga na base, em 2010, foi de 12%. A inflação havia sido de 5,39%.

Em 2010, o Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região publicou mais uma edição da Cartilha “Conquistas dos Metalúrgicos”, que informava, inclusive, do aumento no prazo pra licença-maternidade da metalúrgica. E o Abono Salarial foi de 24% pra todos.

Na mensagem que abria a Cartilha, o presidente José Pereira dos Santos escrevia: “Este ano marca importantes ganhos para os brasileiros. A economia voltou a crescer, o governo investiu no Programa de Aceleração do Crescimento, no Minha Casa, Minha Vida e iniciou a exploração do pré-sal”.

Esperança – Aquela época boa precisa voltar. Pedro Pereira da Silva (Zoião), secretário-geral da entidade, afirma: “Precisamos derrotar a política neoliberal do governo”. Ele pede reflexão sobre essa responsabilidade, especialmente agora às vésperas de completar 58 anos do nosso Sindicato, dia 30.

MAIS – Acesse www.metalurgico.org.br