Dia 17 de janeiro de 1976, a ditadura prendeu, torturou e matou o prensista Manoel Fiel Filho, que trabalhava numa metalúrgica em São Paulo. Neste ano, o bárbaro assassinato completa meio século. Não havia inquérito policial ou acusação formal contra o trabalhador.
Para rememorar a data infame, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, que celebra em 17 de janeiro o Dia do Delegado Sindical Metalúrgico, soma-se a outras entidades, sindicais, sociais e acadêmicas, e participa, dia 19, de ato em memória de Manoel Fiel.
A data comemorativa foi aprovada no 11º Congresso dos Metalúrgicos de SP e Mogi das Cruzes, em junho de 2009, e instituída pela lei 388/10, do então vereador Cláudio Prado, diretor do Sindicato, aprovada pela Câmara Municipal de São Paulo.
“Salve Manoel Fiel Filho. Seu nome sempre estará na memória, de forma exemplar, como um dos brasileiros mais importantes para o movimento sindical e a história de lutas e da classe trabalhadora”, comenta Miguel Torres, presidente do Sindicato, da Força Sindical e da CNTM.
Guarulhos – No próprio dia 17, sábado, no Clube da entidade, o Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região reunirá cerca de 20 delegados, a fim de marcar a data e também promover um evento de congraçamento entre os delegados e a direção sindical.
Presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) explica: “Será o primeiro encontro do ano. Queremos trocar ideias, ouvir os companheiros e traçar linhas gerais de ação para 2026”.
SERVIÇO – 17/janeiro/2026. Centro de Formação do Clube de Campo do Sindicato, das 9 às 12 horas. Saiba mais – Ligue 2463.5300.









