Com diversas histórias de lutas por melhores condições de trabalho, foi lançado neste 1º de Maio, pela própria entidade, o livro “100 anos de Lutas – Histórias do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba” (SMC).

A obra conta o dia a dia narrado pelos próprios trabalhadores.

E mostra a história do Sindicato, que completou 100 anos em 2020.

Produzido em parceria com o Departamento de História da Universidade Federal do Paraná (UFPR), organizado pelo assessor sindical, Paulo Pedron, e pelos historiadores e pesquisadores Rafael Faraco Benthien e Rosana Kaminski, o livro foi lançado pela Editora Intermeios – Casa de Artes e Livros.

Com histórias contadas por diretores, ex-diretores e funcionários, após intensa pesquisa, é possível conferir a origem do Sindicato; como a entidade teve um representante eleito para participar da Assembleia Constituinte de 1934; sobre as lutas travadas nos anos 80 e 90 por melhores condições de trabalho e salário; a formação e atuação dos Departamentos da Saúde, da Mulher e dos Aposentados;  como se tornou um dos maiores Sindicatos do Brasil; entre outras histórias.

Lançamento – O livro foi lançado no Dia do Trabalhador, durante a 23ª Metalfest, em homenagem aos metalúrgicos. Participaram autoridades como o ex-governador Roberto Requião (PT), o deputado estadual Requião Filho (MDB), e a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer (PSD).

“É um orgulho lançar esse livro que conta a história dos Metalúrgicos da Grande Curitiba. É uma história que mostra como o Sindicato, mesmo em momentos complicados da história nacional, buscou mobilizar os trabalhadores para exigir respeito e melhores condições de trabalho e salário”, conta Sérgio Butka, presidente do SMC.

“É uma história que vale a pena ser contada e que, esperamos, inspirem as novas gerações a sempre estar prontas a lutar pelos seus direitos e por um País mais democrático e justo”, afirma Butka.

MAIS – Acesse o site do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba.