Domingo, 1º de Maio, foi inaugurada a tradicional exposição anual da União Geral dos Trabalhadores (UGT), na Avenida Paulista. O tema é “Os 200 anos da independência e nós, trabalhadores”, com 30 obras assinadas pelo muralista Eduardo Kobra.

“É a 10ª exposição que fazemos com a UGT. As três primeiras foram itinerantes. Mas desde 2015 fazemos na Paulista, que já é parte integrante do que a cidade, plural e trabalhadora, tem de melhor”, declara André Guimarães, da Maná Produções, organizador do projeto.

Os painéis são montados nos postes da ciclovia, com 3,5 m de altura e 2,5 m de largura. “É impossível não ver. São 30 obras, 15 em cada sentido da avenida. Todas as artes são do Kobra, inéditas. É a maior exposição ao ar livre da América Latina”, comemora André.

Inclusão – “Você pode pegar uma lupa e analisar quadros e pinturas desde a Proclamação da Independência e não vai encontrar nenhum trabalhador nelas”, diz Ricardo Patah, presidente da UGT. A partir dessa constatação, Kobra sugeriu que trabalhadores fossem retratados.

Obras – André explica: “Elencamos 30 categorias diferentes, uma pra cada tela. A partir daí, a produção se encontrou com trabalhadores, gravou vídeo e tirou fotos. O acervo foi entregue ao Kobra. Ele pegou 30 grandes obras e contextualizou com os trabalhadores”. Assim, por exemplo, se pode ver o sorriso da Monalisa retratado em uma operadora de telemarketing.

O artista Eduardo Kobra destaca: “Todas as pessoas fotografadas trabalham mesmo nas suas profissões. Nenhuma delas é modelo. Destaco os milhões de trabalhadores anônimos que têm a arte de construir e melhorar o País e de, com dedicação, amor e competência, superar as adversidades e sustentar suas famílias”.

História – As três primeiras exposições da UGT foram itinerantes. A primeira foi sobre os 60 Anos do Baião, em parceria com o museu Gonzagão. Depois veio uma sobre a Vida do Ayrton Senna, seguida pelos 70 Anos do Pelé.

Desde 2015 na Paulista, os temas das sete edições anteriores foram: 30 Anos de Redemocratização do Brasil (2015); 100 Anos do Samba (2016); 17 Objetivos para Transformar o Mundo (2017); A Quarta Revolução Industrial (2018); Direito ao Avesso | Avesso do Direito (2019); Liberdade e Democracia (2020); e Feminino Plural (2021).

Até 31 – Com realização da UGT, coordenação de André Guimarães e curadoria de Fernando Costa Netto (Doc Galeria), a exposição “Os 200 anos da independência e nós, trabalhadores” está na ciclovia da Paulista, entre a Rua Augusta e a Alameda Campinas. Vai até 31 de Maio.

MAIS – Acesse os sites da UGT, da Mana Produções e da Doc Galeria.