Levantamento feito pela Folha de S. Paulo mostra que as motociatas promovidas por apoiadores do presidente Bolsonaro custaram mais de R$ 5 milhões aos cofres públicos. Os dados foram obtidos através da Lei de Acesso à Informação (LAI).
Segundo a apuração realizada pelo veículo, os gastos incluem as despesas assumidas pelos Estados, a fim de garantir a segurança da comitiva presidencial, além das despesas com o cartão de pagamento do governo federal.
As motociatas a favor do governo Bolsonaro, convocadas pelo próprio presidente, começaram a tomar as ruas em todos os Estados a partir de maio. A imensa maioria delas sem seguir qualquer regra de proteção ante a Covid-19.
Além de convocar as motociatas a favor de seu governo, o presidente da República também utilizou os eventos para fazer discursos inflamados, atacando as instituições democráticas e botando em xeque a lisura do processo eleitoral do País. Ministros do Tribunal Superior Eleitoral e do Supremo Tribunal Federal também foram alvo de ataques.
CPI – A CPI da Covid-19 no Senado Federal teve como uma de suas resoluções um pedido para iniciar auditoria sobre os gastos com todas as motociatas. Em setembro, o Tribunal de Contas da União iniciou a investigação.
*Com informações do Congresso em Foco.