O órgão regulador estadunidense Food and Drug Administration (FDA) aprovou antiviral da farmacêutica MSD e da Pfizer. Os medicamentos poderão ser utilizados no tratamento contra a Covid-19. O aval do governo por enquanto é para uso emergencial.
Esses são os dois primeiros medicamentos de uso oral para combater a doença. Segundo os relatórios das empresas farmacêuticas, as substâncias serão importantes para reduzir o número de hospitalizações e até evitar mortes. Além disso, as pílulas também são aliadas no enfrentamento à variante ômicron.
De acordo com os fabricantes, esses remédios são indicados para pacientes com sintomas leves ou moderados. O uso deve ser feito no início da infecção, sob prescrição médica, a fim de evitar a replicação do vírus e ao consequente agravamento da doença.
Apesar da criação desses medicamentos contra a Covid-19, as farmacêuticas alertam que eles não previnem o contágio. Portanto, é importante continuar fazendo o uso de máscaras, manter a higiene das mãos, utilizar álcool gel e evitar aglomerações. A vacina também é importante aliada para evitar infecções.
Brasil – O aumento de casos de Covid-19 no País tem sido motivo de preocupação para infectologistas. O total de mortes em decorrência da doença já ultrapassa os 618 mil. Os casos oficiais ultrapassam 22 milhões.