Os motoristas de ônibus de Belo Horizonte entraram em greve à meia-noite desta segunda (16). A paralisação foi confirmada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Belo Horizonte e Região (STTRBH).
A categoria entraria em greve dia 26 de dezembro, mas um acordo foi feito com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a paralisação foi suspensa.
O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de BH (SetraBH) tinha até o dia 15 de janeiro para apresentar uma proposta aos trabalhadores. “O que não foi feito”, informa o presidente do STTRBH, Paulo César da Silva. Ele relata que a negociação se arrasta há quase quatro meses.
“Vale ressaltar que já tínhamos convocado a greve para o dia 26 de dezembro. Entretanto, acatando uma determinação do Tribunal de Justiça (TJ), o movimento foi suspenso para uma nova tentativa de negociação. Porém, o Sindicato patronal não avançou nas discussões e praticamente decretou o impasse, não restando outro caminho para os trabalhadores”, afirmou o sindicalista.
Reivindicações – A categoria pleiteia reajuste de 17% nos salários e tíquete alimentação; aumento de 30 minutos no intervalo de repouso; diminuição da jornada de trabalho de 7 pra 6 horas diárias; e manutenção da frota.
MAIS – Acesse o site do STTRBH