26.3 C
São Paulo
sábado, 7/09/2024

Na luta por um futuro melhor – Eusébio Pinto Neto

Data:

Compartilhe:

O mundo do trabalho precisa lutar contra a exploração, garantir direitos, condições de trabalho adequadas, num ambiente saudável e sustentável, com diálogo social e inteiração entre os povos. No XV Congresso da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses-Intersindical Nacional, do qual participei, foi reafirmado a necessidade de autonomia dos povos, respeito às diferenças étnicas e liberdade de reunião e organização em todos os setores.

Precisamos criar condições para um mundo melhor para todos, uma vez que o extremismo e o desrespeito aos direitos humanos são tão pertinentes. Repugnamos a guerra e o genocídio de povos originários em qualquer parte do mundo. É necessário acabar com a fome e a exclusão. O mundo do trabalho clama por trabalhadores organizados e com unidade de luta.

Após cumprir uma extensa agenda em Roma, na Itália e em Lisboa, Portugal, volto ao meu querido Brasil, e à minha cidade que amo, o Rio de Janeiro, consciente do meu trabalho sindical.

O meu modesto aprendizado no campo sindical contribuiu significativamente para os debates no Congresso. Tive a oportunidade de conhecer pessoas de diversos países e continentes, interagir e discutir temas relevantes para o mundo do trabalho.

Cumpri a missão que me foi confiada. Tive a oportunidade de elevar o nome do movimento sindical brasileiro, juntamente com os representantes das outras centrais sindicais do país.

Em nome da Força Sindical, da minha categoria dos trabalhadores de postos de combustíveis e lojas de conveniência, agradeço mais uma oportunidade de, como um humilde frentista, participar desse lindo e produtivo encontro sindical internacional.

Agradeço também ao deputado Fabio Porta, que abriu as portas do Parlamento Italiano para os frentistas brasileiros. É indescritível o quanto essa experiência e a troca acrescentaram à minha vida.

Agradeço ao Sinpospetro-RJ e à Fenepospetro, sinto-me grato e honrado de representá-los como presidente-fundador das respectivas organizações.

Eusébio Pinto Neto
Presidente do Sinpospetro-RJ e da Federação Nacional dos Frentistas.

Conteúdo Relacionado

Lula 3 e os sinais da economia – Marcos Verlaine

O economista Paulo Gala — que é professor na FGV-SP e conselheiro da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) —, fez...

Sentido de realidade – Carolina Maria Ruy

Dizem, alguns jornalistas, que as tal das sabatinas são melhores que os debates. Não acho. Em geral os jornalistas que fazem as perguntas não...

Sincomerciários de Jundiaí intensifica luta por aumento real – Milton de Araújo

Com a chegada da data-base para o comércio varejista e atacadista em geral (1º de setembro), o Sindicato dos Comerciários de Jundiaí e Região...

Vote pela democracia e pelo desenvolvimento – Chiquinho Pereira

O Sindicato dos Padeiros de São Paulo, fundado em dezembro de 1930, é uma entidade sindical muito importante para os trabalhadores e trabalhadoras.Trabalhamos na...

Manchete e editorial – João Guilherme Vargas Netto

O Globo de domingo (1º/9) deu capa com manchete denunciando que “O Brasil já tem 153 patrões investigados por coação eleitoral”. E, em matéria...