13.5 C
São Paulo
quinta-feira, 29/05/2025

Não queremos outro Mappin, alerta Ricardo Patah

Data:

Compartilhe:

O Mappin, no auge, chegou a ter 11 mil empregados. Mas, de crise em crise, a empresa foi se exaurindo até quebrar de vez. Os maiores prejudicados foram os trabalhadores.

E só não foi mais trágico porque o Sindicato dos Comerciários de São Paulo assumiu a linha de frente, com protestos, mobilizações, ações judiciais e outras iniciativas, com grande repercussão na mídia e junto à opinião pública.

Daquela resistência emergiu o nome de Ricardo Patah, diretor da entidade. Patah hoje preside o Sindicato da categoria e também a União Geral dos Trabalhadores. Importante: o Sindicato, após anos, conseguiu na Justiça as verbas para todos os ex-empregados.

Americanas – Ante o rombo de R$ 20 bilhões nas Lojas Americanas e indícios de falcatruas, o Sindicato vai à luta. “Tudo o que não queremos é um novo Mappin na praça”, alerta Ricardo Patah em entrevista à Agência Sindical.

Por isso, o Sindicato iniciou várias ações, com visitas às lojas a fim de ouvir os trabalhadores. Josimar Andrade de Assis, diretor de Relações Sindicais, informa que o objetivo é ir ao maior número de lojas até o final da semana a fim de orientar sobre direitos. O Sindicato também deve realizar ato junto à principal unidade da Americanas em SP.

Ministério do Trabalho e Ministério Público do Trabalho já foram acionados. A empresa também foi chamada ao Sindicato pra se explicar.

Apoio – Empregado da Americanas receberá todo apoio do Sindicato, inclusive jurídico. Na sede e subsedes. “Associados ou não  podem e devem procurar nosso Departamento Jurídico. Vamos prestar todo apoio e esclarecer dúvidas sobre direitos trabalhistas”, garante Josimar.

MAIS – Site do Sindicato  ou pelos telefones (11) 99435.5834 e 2111.1818.

Conteúdo Relacionado

Metroviários de SP comemoram acordo e sede

Os metroviários de São Paulo comemoram dupla conquista neste mês de maio, data-base da categoria. Quarta, dia 21, os trabalhadores aprovaram o acordo coletivo...

Professores do Ensino Superior cogitam greve

Docentes do Ensino Superior do Estado de São Paulo, rede privada, rejeitaram contraproposta patronal e decidiram deflagrar greve, com início previsto para 2 de...

Comerciários participam do Dia do Desafio

Nesta quarta (28), o Sindicato dos Comerciários de São Paulo abre suas portas para o Dia do Desafio. Evento é coordenado pelo Sesc São...

Construção fecha acordo com ganhos reais

Negociação entre o Sindicato (Sintracon-SP) e o patronato conquistou aumento real acima do INPC, com reflexos em todas as formas de remuneração. O Vale-Alimentação subiu 8%. Convenção Coletiva entrou em vigor dia 1º de maio. O porcentual de reajuste salarial negociado foi de 6%.

CNTA cobra cumprimento de NR do setor frigorífico

A Norma Regulamentadora 36, que trata do trabalho em frigoríficos, completou 12 anos em abril. Contudo, muitas empresas seguem descumprindo regras do setor, o...