16 C
São Paulo
sexta-feira, 18/07/2025

Osasco fiscaliza Lei de Cotas na base metalúrgica

Data:

Compartilhe:

A segunda etapa do programa “Valorizando a Inclusão pela Lei de Cotas (8.213/91) no setor metalúrgico de Osasco e Região” acontecerá entre julho e outubro. Anúncio foi feito pelo Sindicato local, em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.

Nesta fase, 21 empresas que ainda não cumprem integralmente a Lei serão fiscalizadas. Diálogo entre empregadores, Sindicatos e poder público pretende ampliar o cumprimento da Lei de Cotas no setor.

Carlos Clemente, coordenador do Programa, aponta que 19 das 21 empresas são reincidentes, ou seja, não cumprem o número mínimo de contratação de trabalhadores PCDs há pelo menos um ano. “A Lei de Cotas existe há 34 anos, e ainda há um desrespeito crônico em relação a ela. Evoluímos muito na última década, mas algumas empresas insistem no descumprimento, por puro preconceito”, afirma.

Objetivos – São três: difundir a importância da Lei de Cotas em Osasco e Região, garantir 100 novas contratações de pessoas com deficiência nas empresas participantes e preencher 100% das vagas estabelecidas pela Lei de Cotas na base metalúrgica até o final de 2025. “Vamos acompanhar todas as etapas do Programa. Tenho confiança que as metas serão cumpridas. A inclusão beneficia toda a sociedade”, afirma Clemente.

2024 – Primeira edição do Programa orientou, fiscalizou e multou as 35 piores metalúrgicas no que se refere à inclusão de pessoas com deficiência. Resultado: aumento de 24% nas contratações de PCDs nessas empresas.

Evento – Em parceria com outras entidades locais, como a Gerência Regional do Trabalho, o Conselho Intersindical de Saúde e Seguridade Social e outros Sindicatos, a entidade prepara evento regional sobre inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Será no dia 6 de agosto, na sede da subseção da OAB em Osasco.

“Pretendemos realizar um grande encontro, que reunirá várias categorias. O exemplo da base metalúrgica mostra que é possível avançar na inclusão. O cumprimento da Lei de Cotas não tem lado. É bandeira que deve ser defendida por toda a sociedade”, conclui Clemente.

MAIS – Site e telefone (11 3651.7200) do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região. Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Estado de São Paulo: (11) 2113.2760.

Conteúdo Relacionado

Negociações coletivas retomam ganho

O Boletim “De olho nas negociações”, do Dieese, mostra melhora nas negociações em junho. Reajustes salariais acima da inflação chegaram a 78,5% dos acordos;...

Trump ataca, 25 de Março responde

Para o presidente norte-americano não basta abrir conflito com a Palestina, o Irã e meio mundo. Agora, Donald Trump quer enquadrar a 25 de...

Centrais entregam documento contra tarifaço

Centrais Sindicais participaram de reunião nesta quarta (16), em Brasília, com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços Geraldo...

Sindmotoristas de SP obtém 5% acima do INPC

Sexta (11), assembleia no Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo ratificou a nova Convenção Coletiva de Trabalho, com...

Jornal Sindical chega à base metalúrgica

Já circula nas fábricas de Guarulhos, Arujá, Mairiporã e Santa Isabel o Jornal Sindical de julho, do Sindicato dos Metalúrgicos local. Produção é da...