18.9 C
São Paulo
sexta-feira, 14/11/2025

Padeiros elegem chapa unitária

Data:

Compartilhe:

Padeiros elegem diretoria unitária

Um dos mais tradicionais Sindicatos do País elegeu sua diretoria no pleito encerrado sexta, dia 3. Associados do Sindicato dos Padeiros de São Paulo e Região votaram durante cinco dias, elegendo os 39 integrantes da Chapa 1 – “Nossa luta é por você”!

Com base extensa, que abrange Capital, Osasco e ABC, a entidade encerra o processo eleitoral e já inicia, na segunda, 5, as negociações da campanha salarial, informa Chiquinho Pereira, reeleito para presidir o Sindicato.

Na noite da sexta, ele falou com a Agência Sindical. Diz Chiquinho: “Nossa plataforma tem como eixo central a questão democrática. É na democracia que o sindicalismo pode exercer com mais força seu papel enquanto órgão de classe e entidade alinhada às lutas cidadãs, por avanços para o povo”.

Reeleita a Chapa 1, numa semana vitoriosa para o sindicalismo – aprovação do PL que zera o Imposto de Renda  pra quem ganha até R$ 5 mil -, Chiquinho Pereira elenca entre os objetivos do sindicalismo a reeleição de Lula. “Será a grande luta no ano que vem”, ele pontua. Para o dirigente, o arquivamento da PEC da Blindagem – “PEC da Vergonha” – melhora as condições para avançar a luta política, social, por saúde, educação, moradia cultura e lazer.

Formado na respeitável escola política do PCB, Chiquinho Pereira aponta entre as tarefas da chapa eleita e do movimento sindical, no geral, “mudar o rosto do Parlamento, elegendo mais trabalhadores e lideranças progressistas” pra Câmara Federal e Senado. “Muitos do que hoje estão lá só nos envergonham”, lamenta o sindicalista.

Categoria – A semana será aberta com o início das negociações coletivas entre patrões e empregados. A pauta da categoria é clara: ganhos salariais e avanços na Convenção Coletiva. Segundo o dirigente, “uma das reivindicações fortes é garantir mais folgas aos domingos às trabalhadoras, pra que essas companheiras tenham jornada menos exaustiva, menos desumana e possam ter vida familiar, social e também lazer”.

Na parte econômica, a diretoria do Sindicato vai buscar aumento real para os salários, os Pisos, a cesta básica e também ganhos maiores nos valores da PLR a ser paga pelas empregadoras.

Assédio  – O problema é antigo, mas só de alguns anos para cá passou a integrar com regularidade as pautas sindicais. Chiquinho Pereira comenta: “Queremos melhorar os ambientes de trabalho, sem assédio moral sobre os trabalhadores e principalmente, em relação às mulheres, banir de vez o assédio sexual”.

Apoios – Sindicatos de todo o Estado se deslocaram a São Paulo pra ajudar no pleito vitorioso para a Chapa 1 – Nossa luta é por você!

MAIS – www.padeirossp.com

 

Conteúdo Relacionado

Polícias paulistas protestam terça

Insatisfação geral nas Polícias do Estado de São Paulo. Os profissionais reclamam, principalmente, do descumprimento de promessas eleitorais por parte de Guilherme Derrite (secretário...

Acordo dos Químicos de SP beneficia 130 mil

Quinta (13), a Fequimfar e representantes patronais do Grupo Ceag-10 (Fiesp) renovaram a Convenção Coletiva de Trabalho. Federação conquistou ganhos reais de 0,5% nos...

Escala 6×1 tem repúdio geral, diz Arraes

“Nós aceitamos debater a escala 6x1 com os patrões. Mas também queremos debater com eles a terceirização, o custeio sindical e a pejotização”. A...

Sintracon-SP recebe Dom Odilo

O Sintracon-SP, que representa trabalhadores da Construção Civil na Capital, será palco de palestra do Cardeal Dom Odilo Scherer. Ela acontece sexta (14), na...

Frentistas do DF obtêm reajuste de 10,7%

Após longo e desafiador processo de negociação, o Sindicato dos Frentistas do Distrito Federal conquistou aumento salarial de 10,73%; reajuste de 10% no tíquete-alimentação...