Padeiros elegem diretoria unitária
Um dos mais tradicionais Sindicatos do País elegeu sua diretoria no pleito encerrado sexta, dia 3. Associados do Sindicato dos Padeiros de São Paulo e Região votaram durante cinco dias, elegendo os 39 integrantes da Chapa 1 – “Nossa luta é por você”!
Com base extensa, que abrange Capital, Osasco e ABC, a entidade encerra o processo eleitoral e já inicia, na segunda, 5, as negociações da campanha salarial, informa Chiquinho Pereira, reeleito para presidir o Sindicato.
Na noite da sexta, ele falou com a Agência Sindical. Diz Chiquinho: “Nossa plataforma tem como eixo central a questão democrática. É na democracia que o sindicalismo pode exercer com mais força seu papel enquanto órgão de classe e entidade alinhada às lutas cidadãs, por avanços para o povo”.
Reeleita a Chapa 1, numa semana vitoriosa para o sindicalismo – aprovação do PL que zera o Imposto de Renda pra quem ganha até R$ 5 mil -, Chiquinho Pereira elenca entre os objetivos do sindicalismo a reeleição de Lula. “Será a grande luta no ano que vem”, ele pontua. Para o dirigente, o arquivamento da PEC da Blindagem – “PEC da Vergonha” – melhora as condições para avançar a luta política, social, por saúde, educação, moradia cultura e lazer.
Formado na respeitável escola política do PCB, Chiquinho Pereira aponta entre as tarefas da chapa eleita e do movimento sindical, no geral, “mudar o rosto do Parlamento, elegendo mais trabalhadores e lideranças progressistas” pra Câmara Federal e Senado. “Muitos do que hoje estão lá só nos envergonham”, lamenta o sindicalista.
Categoria – A semana será aberta com o início das negociações coletivas entre patrões e empregados. A pauta da categoria é clara: ganhos salariais e avanços na Convenção Coletiva. Segundo o dirigente, “uma das reivindicações fortes é garantir mais folgas aos domingos às trabalhadoras, pra que essas companheiras tenham jornada menos exaustiva, menos desumana e possam ter vida familiar, social e também lazer”.
Na parte econômica, a diretoria do Sindicato vai buscar aumento real para os salários, os Pisos, a cesta básica e também ganhos maiores nos valores da PLR a ser paga pelas empregadoras.
Assédio – O problema é antigo, mas só de alguns anos para cá passou a integrar com regularidade as pautas sindicais. Chiquinho Pereira comenta: “Queremos melhorar os ambientes de trabalho, sem assédio moral sobre os trabalhadores e principalmente, em relação às mulheres, banir de vez o assédio sexual”.
Apoios – Sindicatos de todo o Estado se deslocaram a São Paulo pra ajudar no pleito vitorioso para a Chapa 1 – Nossa luta é por você!
MAIS – www.padeirossp.com




