21.9 C
São Paulo
segunda-feira, 28/07/2025

Paralisação obtém 7% na refinaria de Cubatão

Data:

Compartilhe:

Terminou com vitória a paralisação de 12 dias dos mais de seis mil trabalhadores terceirizados da refinaria Presidente Bernardes (Petrobras), em Cubatão, Estado de SP.
Encerrada segunda, dia 12, a greve obteve aumento de 4,6% para 7% nos salários, benefícios, adicionais noturno e de periculosidade, assim como na Participação nos Lucros e/ou Resultados. A PLR será de um salário nominal do empregado, com teto de R$ 5,8 mil.

A campanha salarial foi iniciada em março. Data-base, maio. A paralisação abrangeu cerca de seis mil trabalhadores terceirizados de 50 empreiteiras, que operam no polo industrial de Cubatão, Santos e do Guarujá.

Segundo Ramilson Elói, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial de Santos (Sintracomos), outra vitória foi a pagamento dos dias parados. Ele informa: “Além disso, não serão descontados os vales-refeição e alimentação dos companheiros”.

O sindicalista parabeniza trabalhadores e dirigentes da entidade. “Em razão de doença ou mortes, nossa diretoria está desfalcada, pois perdemos oito companheiros. Tivemos que nos desdobrar nos piquetes e os trabalhadores nos ajudaram a conscientizar os demais sobre a importância da greve”, ele comenta.

O dirigente também agradece as entidades da região pelo apoio: “Sindicato dos Químicos, dos Funcionários Públicos de Praia Grande e dos Petroleiros fizeram a diferença na nossa luta”.

Antes da greve, iniciada em 31 de maio, as empreiteiras ofereciam 4,6%. Em audiência de conciliação, dia 30, o Tribunal Regional do Trabalho de SP propôs, além dos 4,6% em maio, 1,4% em setembro.

“Os trabalhadores rejeitaram a proposta e no dia seguinte  cruzaram  os braços”, conta o presidente do Sindicato. O retorno ao trabalho só ocorreu mediante a garantia dos 7% e demais avanços.

MAIS – Acesse o site do Sintracomos.

Conteúdo Relacionado

Ato pró-Soberania mostra força

A Agência Sindical cobriu o Ato em Defesa da Soberania Nacional, sexta, dia 25, na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, São Paulo....

Ato, nesta sexta, defende Soberania Nacional

O sindicalismo joga peso no ato de sexta, em São Paulo, em defesa da soberania nacional. Na ocasião, será lida e aprovada a Carta...

Diretoria metalúrgica de Guarulhos toma posse

20Toma posse nesta sexta (25) a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região (Força Sindical). Aos 62 anos, a entidade se consolida...

Evento em SP celebra 34 anos da Lei de Cotas

A Câmara Paulista para Inclusão da Pessoa com Deficiência comemora o aniversário da Lei 8.213/91. Será na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (Avenida...

Tarifaço preocupa Engenharia

A tarifa de 50% sobre os produtos exportados do Brasil para os Estados Unidos provoca duplo sentimento na Engenharia e no setor produtivo. O...